Fieto Tocantins forte 340X75
 
 
 
 

Editoriais \ geral agora-to.com.br

Quinta-feira , 10 de Agosto de 2017 - 21hs52

fórum

Secretários de Estado antecipam discussões do Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Fonte: Da Redação

Tamanho da Letra A- A+

Antecipando o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, os secretários de Planejamento, da Comunicação, Meio Ambiente e da Segurança Pública dos estados amazônicos discutiram nesta quinta-feira, 10, assuntos pertinentes a essas pastas. A ideia é debater os assuntos a serem apresentados nesta sexta-feira, 11, aos chefes do Executivo. O Tocantins encontra-se representado, respectivamente, pelos secretários David Torres, Kênia Borges, Meire Carreira e pelo delegado Guilherme Martins, representando a Secretaria de Estado da Segurança Pública. As discussões ocorreram no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).

"Muito proveitosas as reuniões, principalmente pelos avanços obtidos no sentido de consolidarmos o Consórcio da Amazônia Legal, instrumento que facilitará o desenvolvimento de ações e projetos", avaliou o secretário David. As discussões nas demais Câmaras Técnicas também estão bem adiantadas. Enquanto membro da Câmara Administrativa, ele adiantou alterações na agenda desta sexta-feira, 11. "Os governadores foram convidados para participar de evento com o Presidente Michel Temer em Lucas do Rio Verde, aqui em Mato Grosso. A reunião deles deverá ser alterada, estando prevista para iniciar por volta das 11 horas", adiantou.

Meio Ambiente

As discussões relacionadas ao Meio Ambiente são destaques no Fórum. Dentre elas, sobressaem-se as estratégias a serem apresentadas no Encontro Anual de Governadores, que será realizado na Indonésia, no período de 25 a 29 de setembro deste ano. "Será um evento onde os governadores discutirão uma força-tarefa voltada para o clima e a proteção da floresta Amazônica”, esclareceu a secretária Meire Carreira.

Segundo ela, também foram pautas de discussão assuntos como a redução do desmatamento, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), e temas que estão sendo denominados de Desafio Balikpapan, cidade portuária na costa oriental de Bornéu, localizada numa região famosa por sua riqueza em recursos naturais.

Ainda em pauta nesta Câmara, o fortalecimento das delegacias de repressão a crimes contra o meio ambiente; instituição de sistema de informações compartilhado sobre crimes contra o meio ambiente entre os estados integrantes do consórcio; planejamento integrado de operações conjuntas de repressão a crimes contra a fauna e a flora, especialmente contra o desmatamento na Amazônia Legal; e o  fortalecimento de fiscalização nas fronteiras interestaduais, com integração com órgãos federais e estaduais (Ibama, Naturatins e Adapec).

Segurança Pública

O tráfico de drogas e a intensificação dos trabalhos de inteligência e compartilhamento de informações entre a Polícia Civil dos estados amazônicos, de forma a combater o crime entre fronteiras, foram rediscutidos na Câmara da Segurança, visando fortalecer a segurança dos estados da região. “Avançamos em propostas a serem apresentadas amanhã [sexta, 11] aos governadores. Acreditamos que teremos bons resultados, com a proposta que visa fortalecer o efetivo e operações integradas nas fronteiras dos estados”, disse delegado Guilherme Martins.

Comunicação Pública

Durante a reunião da Câmara dos secretários de Comunicação, foi apresentada a minuta do estatuto, a logomarca e as ações conjuntas de Comunicação e Publicidade. Desenvolvidas de forma integrada pelos estados-membros, as estratégias, segundo a secretária Kênia Borges, objetivam otimizar e provocar boa repercussão no processo de divulgação das ações do Fórum.


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2017 Agora Tô OnLine - Seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br