Fieto Tocantins forte 340X75
 
 
 
 

Editoriais \ geral agora-to.com.br

Terça-feira , 10 de Outubro de 2017 - 17hs21

politica

Kátia Abreu pede à AGU cumprimento de resolução que extinguiu cobrança do Funrural

Fonte: Da Redação

Tamanho da Letra A- A+

A senadora Kátia Abreu se reuniu nesta terça-feira (10) com a Advogada-Geral da União (AGU), ministra Grace Maria Fernandes Mendonça, para reforçar a necessidade de todos os órgãos do governo cumprirem a resolução do Senado Federal que extinguiu a cobrança retroativa do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), a Previdência do trabalhador no campo.

Em 12 de setembro, o Congresso Nacional promulgou a Resolução 15/2017, de autoria de Kátia Abreu, que extinguiu a cobrança do fundo e beneficiou 5 milhões de produtores rurais em todo o país. A cobrança já havia sido declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal em duas ocasiões, em 2010 e em 2011.

A senadora apresentou à AGU uma contestação ao parecer elaborado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, o qual reduz o alcance da resolução aprovada pelo Senado e devolve insegura jurídica ao campo.

Kátia Abreu afirmou que, caso a Resolução seja descumprida, milhares de produtores rurais serão obrigados a pagar uma dívida ilegal e injusta, que já soma R$ 17 bilhões. 86%  desses agricultores são pequenos e médios e muitos não têm renda líquida.

O fim da cobrança retroativa do Funrural, disse a senadora, não representa “perdão” aos agricultores, mas sim a garantia do cumprimento da lei.

“Quem mandou suspender a lei que rege o Funrural e a declarou inconstitucional foi o Supremo, em 2010. Por meio do meu Projeto de Resolução, o Senado obedeceu rigorosamente ao entendimento do STF. Uma lei natimorta não pode ser ressuscitada”, afirmou Kátia Abreu.

Durante a audiência, a ministra Grace Maria afirmou que a AGU estudará o caso e analisará a contestação apresentada pela senadora.

Kátia Abreu presenteou a advogada-geral com um colar de capim-dourado, artesanato típico da região do Jalapão, no Tocantins. Grace Maria fará aniversário no próximo dia 17.


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

2008 - 2017 Agora Tô OnLine - Seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br