Fieto Tocantins forte 340X75
 
 
 
 

Editoriais \ geral agora-to.com.br

Sexta-feira , 10 de Novembro de 2017 - 18hs01

politica

Frente Parlamentar da Odontologia é lançada com adesão de 398 deputados

Fonte: Da Redação

Tamanho da Letra A- A+

Will Shutter/Câmara dos Deputados

Lançada oficialmente no Congresso Nacional, em Brasília, a Frente Parlamentar da Odontologia já nasce como uma das maiores da Câmara, com 398 assinaturas. Para o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, a Frente representa valorização e amplia a representatividade da odontologia e de seus profissionais no Congresso. “Isso tudo acontece devido à união que existe hoje no CFO juntamente com os conselhos regionais. Nós, dos conselhos tanto federal como os regionais, e esses deputados que assinaram a criação da Frente Parlamentar têm a responsabilidade de conduzir os caminhos da odontologia no país, melhorando a representatividade e valorização da classe e de nossa atividade”, disse, em pronunciamento na cerimônia de lançamento nessa quarta-feira, 9, Juliano do Vale.

Ele foi o responsável por mobilizar a diretoria do CFO em parceria com os conselhos regionais para a criação da Frente Parlamentar. “Com esse grande apoio parlamentar, vamos conseguir nossos objetivos para fortalecimento das políticas públicas de saúde bucal”, ressaltou Juliano do Vale.

Presidente da Frente, o deputado federal Carlos Gaguim (Podemos-TO) destacou a necessidade de fortalecer ainda mais a Frente Parlamentar e sua atuação. “Queremos e contamos com o respaldo dos deputados de todos os Estados. Vamos passar das 400 assinaturas e tornar a maior Frente Parlamentar da Câmara para ter voz nas discussões sobre a saúde e incluir na pauta do Congressos projetos que trazem benefícios à população com a ampliação do atendimento da saúde bucal no país. Com isso, consequentemente, a odontologia e os profissionais que a integram estarão valorizados”, disse.

Criada oficialmente em outubro, a Frente conta com deputados de vários partidos e Estados brasileiros. Conforme o estatuto, seu objetivo de apoiar e defender os ideais dos cirurgiões dentistas e da odontologia, representados pelos profissionais, pelos conselhos federal e regionais, representações sindicais e instituições civis da categoria.

Na prática, no Congresso, os deputados têm a missão de defender a odontologia como peça importante nas discussões sobre a saúde no Brasil. “Com certeza, a odontologia está melhor representada aqui na Câmara”, destacou, em seu pronunciamento, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho.

Também cirurgião dentista, o deputado federal Rodrigo Martins (PSB-PI), reforçou: “A Frente vai nos ajudar a aprovar os projetos de lei de interesse de nossa classe”.

A deputada federal e também cirurgiã-dentista Luana Costa (PSB-MA) afirmou que saúde bucal é, na verdade, questão social no país. “A odontologia é a base de uma saúde adequada, incluindo os atendimentos hospitalares, em UTIs. Saúde bucal é questão social em nosso país”, comentou.

Presente na cerimônia de lançamento, a coordenadora nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Lívia Maria Almeida, disse que, com a Frente, a política de saúde bucal no país é fortalecida. “Fortalece a saúde pública”, declarou.


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2017 Agora Tô OnLine - Seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br