Editoriais \ geral agora-to.com.br

Quinta-feira , 08 de Março de 2018 - 15hs39

araguaína

No Dia da Mulher, Saúde lança campanha de combate ao câncer de colo uterino

Fonte: Da Redação

Tamanho da Letra A- A+

Marcos Filho

Durante todo o mês, a Campanha Março Lilás levará atendimento especial para as mulheres de Araguaína, com conscientização sobre o combate ao câncer de colo uterino. Cada unidade básica de saúde (UBS) terá o dia “D”, com palestras e coleta de exame preventivo do câncer do colo uterino (PCCU). A Abertura da campanha aconteceu nesta quinta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, na Secretaria Municipal da Saúde com a presença das colaboradoras.

A coordenadora da campanha, Littza Araújo, falou da importância da informação às mulheres para evitar transtornos maiores. “De acordo com o Ministério da Saúde a prevenção maior é entre 25 a 64 anos, mais já aconteceu de atendermos mulheres mais jovens, com lesões. Se tivessem mais educação e saúde, isso poderia ser evitado”, destacou.

Littza acrescentou que o trabalho de prevenção no Tocantins precisa ser constante. “No Brasil, o câncer de mama mata muitas mulheres, mas no nosso Estado, o índice é maior com câncer de colo de útero”, explicou.

Mulheres socorristas
No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), o Dia Internacional da Mulher também foi comemorado com entrega de brindes e palestra motivacional com a psicóloga Paula Nascimento. O quadro de colaboradores do Samu/192 conta hoje com 32 mulheres, entre médicas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais.

A psicóloga ofereceu a palestra como forma de manifestar sua gratidão e admiração pelo trabalho da equipe. “Minha filha teve um problema respiratório e foi salva através de orientações repassadas por telefone pela equipe do SAMU. Sou muito grata e o que posso fazer neste dia dedicado a estas mulheres guerreiras é retribuir todo esse amor com uma palestra motivacional”, disse.

Força para salvar vidas
A socorrista do SAMU, Caroline Borges de Castro, com orgulho relata que ama o seu trabalho. “Eu e todas as outras mulheres que trabalham na unidade, temos uma rotina bem exaustiva, mas ao mesmo tempo gratificante. Quando atendemos, por exemplo, um paciente que teve parada cardiorrespiratória e conseguimos reanima-lo, nos sentimos muito gratas, sentimos que nosso trabalho é importante e que tudo isso vale a pena”, disse.

Caroline contou que passou a fazer parte da equipe do SAMU em 2008, em seguida começou a fazer faculdade de enfermagem. “Era bem puxado, cobrir escala de plantão e estudar. Ficava muito tempo fora de casa envolvida entre faculdade e o trabalho, mas ao longo dessa jornada aprendi muito”, destacou.

“Precisamos ter força, resistência física e psicológica. Física porque no nosso dia a dia temos que transportar pacientes e nem sempre encontramos ajuda. Psicológica porque quando nos deparamos com o atendimento de alguma mãe que perde um filho, por exemplo, temos que estar preparadas para atender bem, com carinho e amor neste momento de dor e continuarmos a nossa caminhada, pensando sempre que há outros pacientes pra atender, que precisam de nós”, finalizou.

Cronograma do dia D nas UBS

Dia 12/03 (segunda-feira)

8h: Palestra e Coleta de exames Papanicolau (UBS Drº Francisco Barbosa de Brito – Rua A esquina c/ Rua L – Vila Aliança);

Dia 14/03 (quarta-feira)
 
8h: Palestra e coleta de exames Papanicolau (UBS JK – Av. Bernardo Sayão, s/nº, Bairro JK);

8h: Palestra e coleta de exames Papanicolau (UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos
Ingaxixixes, Qd. 28, LT 01, Setor Cimba); 
 
 Dia 15/03 (quinta-feira)
 
8h: Palestra e coleta de exames Papanicolau  (UBS Dr. Dantas – Rua CE, Qd 22 Lt 1, Setor Jardim Costa Esmeralda);

 Dia 20/03 (terça-feira)
 
8h: Palestra e coleta de exames Papanicolau (UBS Manoel dos Reis Lima – Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores).   (Texto por Gláucia Mendes)


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2018 Agora-TO seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br