Editoriais \ geral agora-to.com.br

Segunda-feira , 11 de Junho de 2018 - 15hs37

tocantins

Estado investe em tecnologia de combate ao desmatamento

Fonte: Da Redação

Tamanho da Letra A- A+

Fernando Alves

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Maio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), tem investido no desenvolvimento tecnológico para as ações de monitoramento do desmatamento e queimadas em todo o Estado, para isso adquiriu um veículo não tripulado (VANT). A entrega do equipamento ocorreu nesta segunda-feira, 11, no Palácio Araguaia, durante o lançamento da força-tarefa de combate às queimadas.

Os investimentos são oriundos do Fundo da Amazônia Legal para as ações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), em paralelo ao combate do desmatamento. O aparelho será utilizado pela equipe técnica da Semarh para o monitoramento de cobertura de áreas diversas como agricultura, meio ambiente, controle de queimadas, controle de desmatamento e outras demandas de forma plena.

Com relação ao CAR, esta tecnologia otimizará o trabalho com alto desempenho computacional e geográfico, de maneira que será possível localizar e identificar coberturas vegetais, pressão ou impactos rapidamente com até 4 cm de resolução, que, calibrado por satélite, torna possível um imageamento capaz de registrar  um pé de soja no campo. Sua duração de voo é de 5 minutos com bateria recarregável durante o voo; o alcance é de até 900 metros de altura, 18 km de raio na atuação, tecnologia suíça que tem como característica predominante ser o único a executar voo em 3D no mundo.

“Com essa ciência, teremos de forma inteligente, mais economia de esforço, de custo, eficiência de detecção, nos permitindo melhor observância no ciclo de recomposição nas áreas, levantamento de propriedades e pós-cadastramento”, ponderou a gerente de Informações e Inteligência Ambiental da Semarh, Maria Amélia Maciel.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico de propriedades e posses rurais instituído pela Lei n° 12.651/12 com o objetivo de promover identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, objetivando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental. (Ana Regina Germano)


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2018 Agora Tô OnLine - Seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br