Editoriais \ tocantins agora-to.com.br

Segunda-feira , 11 de Junho de 2018 - 16hs49

queimadas

Incêndios são mais frequentes durante a época de seca e ventos fortes; Cuidados que devem ser tomados

Fonte: Da Redação

Tamanho da Letra A- A+

Em tempos de estiagem, o calor extremo e baixa umidade relativa do ar contribuem para aumentar a quantidade de incêndio em vegetação, terrenos baldios e pastagens. Entretanto, as queimadas podem ser evitadas com pequenas atitudes diárias. Para evitar o risco e, principalmente, as consequências dos focos de calor, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) alerta para alguns cuidados simples.

Segundo o superintendente da Defesa Civil Municipal, Iranilton Sales. “Esse clima quente e seco favorece muito a propagação de incêndios, ele orienta abolir o uso do fogo para limpar terrenos para a agricultura, ou evitar queimar galhos e folhas em quintais, cuja fumaça gera problemas respiratórios. As folhas devem ser acondicionadas em sacos e colocados em local adequado para descarte e coleta pelo serviço de limpeza pública”, ressalta Sales.

O superintendente também  orienta que é preciso capinar terrenos e remover materiais que podem servir de combustível para o fogo. “No mesmo sentido não se deve lançar pontas de cigarro, seja pela janela do veículo ou a pé, no perímetro urbano ou estradas, já que a vegetação seca pega fogo com facilidade”.

Outra atitude a ser evitada é acender velas em cemitérios no período seco, bem como descartar latas de metal e vidro em terrenos baldios que podem aquecer com a incidência do sol e acabar dando origem às queimadas. O órgão recomenda que as pessoas liguem imediatamente para o telefone 190 ou 153 assim que presenciarem focos de incêndio.

Dia D

Com foco na prevenção, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) promove ações educativas no próximo dia 14, quando será realizado, em Palmas, o Dia D de combate às queimadas. A ação contará com a participação dos membros do Comitê do Fogo, formado por órgãos federais, estaduais e municipais.


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2018 Agora Tô OnLine - Seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br