Editoriais \ tocantins agora-to.com.br

Quarta-feira , 04 de Julho de 2018 - 14hs11

porto nacional

Porto Verão 2018 teve seu primeiro final de semana em Porto Nacional e Luzimangues

Fonte: Da Redação

Tamanho da Letra A- A+

Léo Candido

O ultimo final de semana foi marcado pelo início da Temporada Porto Verão 2018. A cidade tradicionalmente recebe um grande fluxo de pessoas no mês de julho. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secult), vai oferecer programação até o dia 29 de julho.

A atração que abriu a programação no sábado foi Ageu & Rodrigo. No domingo, o público presente caiu no embalo do cantor da guery guery, Théo Santana.  Já em Luzimangues, Capim do Cerrado e Ageu &Rodrigo, fizeram a festa do final de semana.

O prefeito Joaquim Maia abrirá oficialmente, dia 7 de julho, a Praia de Luzimangues, e dia 8, a Praia de Porto Real.

“Quero agradecer a Prefeitura por estar valorizando os artistas da terra. Organização excelente. Nosso show é eclético. Sucesso novo tem a “dança do avestruz”, com mais de um milhão de acesso. E a guery guery que não pode faltar”, disse Theo Santana.

O secretário da Cultura e Turismo, Arnaldo Bahia, ressaltou a importância das atrações, além das parcerias. “Podemos afirmar que a temporada é altamente positiva no nosso primeiro final de semana nas duas praias acontecendo de maneira simultânea, Porto Real e Praia de Luzimangues. A gestão está trazendo também grandes shows de renomes, como Babado Novo, Hugo e Guilherme, Thiago e Jhonatan e Zé Ricardo e Thiago. O público compareceu e as praias hoje dispõem de uma completa logística. Graças à integração das secretarias e dos órgãos parceiros. Iremos assim até o final do período de verão”, finalizou.

Estrutura

A Prefeitura de Porto Nacional estruturou as praias com um complexo de barracas de vendas de bebidas e comidas, palco, sonorização, banheiros químicos, energia elétrica, demarcação da área de segurança e salva-vidas. Uma parte da estrutura também é permanente, composta por barracas que funcionam inclusive durante todo o ano.

Economia

A praia, frequentada por turistas e moradores atraídos pelas barracas e bares com pratos regionais, tem nesta época grande movimento, girando a economia, e possibilitando que barraqueiros, barqueiros, ambulantes se beneficiem.

Segundo o presidente da associação dos barraqueiros, Zeca Rufo, a temporada é bastante proveitosa para o município do ponto de vista econômico.

“Nós, barraqueiros, tanto os permanentes quanto os temporários, assim como os barqueiros, ambulantes, e comerciantes em geral, temos uma renda extra na temporada. O fluxo de visitantes faz girar a economia. Muitos ficam esperando o ano todo para, nessa temporada, adquirir essa renda. É uma economia forte para o município”, analisou Zeca Rufo.

Vendedor ambulante, Lázaro Dias de Oliveira, 61, de Cabo Sul/Bahia, há 12 anos trabalha na temporada da praia de Porto Nacional. Vendendo produtos diversos de bijuterias, brincos, colares, pulseiras, e adereços, ele relata que as vendas compensam o deslocamento para o município nesta época, já que em sua cidade natal, o período é de chuva. Para ele, a estrutura da Praia Porto Real é boa e, em função disso, a expectativa é de uma grande temporada.

“Desde já gostaria de convidar a população de Porto Nacional que venha participar dessa praia. Ela é única, uma vez por ano. A minha expectativa é que vai ser uma boa temporada novamente. Terei uma boa venda, principalmente esse ano que estou trabalhando com promoção. Que hoje o comercio se você promove, você vende mais. Eu acompanho pela internet todo o trabalho da Prefeitura o ano todo. Eu que estou de longe, tenho acompanhado tudo. Inclusive a própria iluminação de led é algo a mais que vai contribuir, não só para a comunidade abraçar mais a cidade, vir pra praia curtir o verão, como atrair pessoas de fora”, disse Lázaro.

O comerciante Ronaldo da Praia contou que sua barraca tem um cardápio com comidas regionais, em que o tucunaré é o prato mais pedido pelas famílias que chegam para almoçar no seu estabelecimento.  “De ganho, eu espero este ano lucrar uns 20 mil. Graças a Deus durante a temporada, nosso almoço aqui é lotado. Não tenho o que reclamar. Todo o ano faço uma boa venda e recebo muitas famílias portuenses”, concluiu.

Quem também quiser dar uma remada nas águas calmas da praia, o portuense Gerson Souza, aposentado da Marinha Brasileira, tem uma tenda de Stand Up Paddle, para aluguel de prancha e remo.

O barqueiro Tião, aproveita também a temporada para faturar uma renda extra, mas fez um pedido à população. “Vamos participar da nossa temporada. Que o pessoal que vem de fora acha aqui um colosso. Nós tratamos bem e com segurança, nossos turistas e passageiros”, destacou. (Texto Luciana Macedo)


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2018 Agora-TO seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br