Editoriais \ política agora-to.com.br

Segunda-feira , 09 de Julho de 2018 - 12hs19

legislativo

Luana assume presidência da Assembleia até o final do atual mandato

Fonte: Redação

Tamanho da Letra A- A+

A deputada Luana Ribeiro (PDT) assumirá definitivamente nesta segunda, dia 9, a Presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins. Ela será a primeira mulher a presidir definitivamente a Casa de Leis, e a única presidente de uma Assembleia Legislativa na atualidade em todo o Brasil. Luana assumirá definivamente assim que Mauro Carlesse renunciar ao cargo e ao mandato de deputado estadual. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, não deve acontecer nova eleição, tendo em vista que faltam apenas seis meses para conclusão da atual legislatura.

Mauro Carlesse será então empossado em sessão especial, que será presidida pela deputada Luana Ribeiro. Também será empossado o vice-governador eleito, Wanderlei Barbosa, que também deixa o mandato de deputado estadual. A cerimônia está marcada para 10 horas, logo após Carlesse e Barbosa serem diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Quando assumiu em abril, Luana dedicou o cargo às mulheres tocantinenses, ao pai, senador João Ribeiro (in memoriam) e sua família, e aos colegas parlamentares, em especial aos que estavam enfermos, deputados Eduardo Siqueira Campos (DEM) e Amália Santana (PT).

Novos deputados

A deputada Solange Duailibe (PT), que assumiu o mandato assim que Mauro Carlesse foi empossado como governador interino, vai agora ficar definitivamente com o cargo, tendo direito a nomear assesssores de gabinete e também de fazer uso de todas as prerrogativas que cabem a um titular de mandato.

Outro suplente já convocado é Stalin Bucar, que assume a vaga de Wanderlei Barbosa. Bucar foi um dos opositores de carlesse na eleição suplementar, já que apoiou o então candidato Vicentinho Alves (PR).

Perfil da presidente

Luana Ribeiro é formada em Turismo, filha do senador João Ribeiro (in memoriam) e Belisa Ribeiro, e mãe dos pequenos João Frederico e Pedro. Foi eleita com 20.906 votos para o terceiro mandato como deputada estadual. Na Assembleia Legislativa ocupou, por duas vezes consecutivas, a vice-presidência da Casa.

Iniciou sua vida pública em 2006, concorrendo pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa. Em 2010, foi a segunda deputada mais bem votada e a primeira da sua coligação.

Luana tem defendido como principais bandeiras a saúde, segurança pública, educação e direitos da mulher.


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2018 Agora Tô OnLine - Seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br