Editoriais \ geral agora-to.com.br

Terça-feira , 09 de Outubro de 2018 - 19hs43

palmas

Endividamento entre palmenses revela leve aumento em setembro

Fonte: Da Redação

Tamanho da Letra A- A+

O endividamento dos palmenses tem crescido nos últimos meses e setembro confirma essa fase registrada pela pesquisa que mede o endividamento e a inadimplência dos consumidores de Palmas (PEIC). A pesquisa mostrou que houve um aumento de 1,7% quando comparado ao mês de agosto. Segundo os dados da pesquisa, mais de 56 mil pessoas estão endividadas em Palmas, dessas, 13% são inadimplentes e 0,4% afirmaram não ter condições de quitar as dívidas em atraso.

Em contraponto, a maioria dos entrevistados (57,5%) disseram se considerar pouco endividados. As dívidas mais frequentes continuam sendo o cartão de credito, carnês, o financiamento de carro e de habitação. A média do comprometimento da renda familiar com dívida está em 32,8%.

Outros pontos analisados na pesquisa são com relação ao tempo de atraso e de comprometimento com a dívida. Dentre os inadimplentes, 38,9% afirmam que o atraso de suas contas está entre 30 e 90 dias, sendo que a média geral de atraso é de 45,4 dias. Já sobre o comprometimento com a dívida, a média de tempo é 8 meses, mas a maioria, cerca de 45% dos entrevistados, estão comprometidos com dívidas de mais de um ano.

A assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso, alerta sobre o equilíbrio entre dívidas e consumo. “Apesar de Palmas registrar um baixo índice de inadimplência é primordial que as pessoas passem a olhar melhor suas dívidas. O equilíbrio no orçamento é essencial para que o poder de consumo da família não seja prejudicado e acabe virando um problema. Hoje estamos vivendo com um alto índice de inflação principalmente nos itens básicos, como alimentação e transporte”, expôs a economista.

A pesquisa ouviu 500 famílias nos últimos dez dias do mês de agosto na capital. A Peic é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2018 Agora-TO seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br