Editoriais \ geral agora-to.com.br

Terça-feira , 14 de Maio de 2019 - 16hs40

meio ambiente

Naturatins realiza treinamento de brigadistas no Jalapão

Fonte: Alvaro Vallim/Governo do Tocantins

Tamanho da Letra A- A+

Visando preparar brigadistas do município de Mateiros para atuar preventivamente juntamente com equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em áreas do entorno e do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) foi realizado entre os dias 7 e 9 de maio o Curso de Prevenção  e Combate a Incêndios Florestais, Manejo Integrado do Fogo e Educação Ambiental. O curso aconteceu no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do PEJ em Mateiros, sendo a parte prática na sede do Parque, com a participação de oito agentes municipais.

O tenente-coronel Bombeiro Peterson Queiroz Ornelas, da diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, informou que o curso foi ministrado em quatro partes, sendo a primeira, de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Primeiros Socorros. Ele ressalta a importância do curso, tento em vista a participação dos agentes municipais em operações conjuntas com os funcionários e brigadistas do PEJ. “Este aprendizado dos agentes municipais é fundamental porque eles vão atuar nos trabalhos preventivos a serem realizados nos próximos meses nas áreas do entorno e internas do Parque do Jalapão”, frisa.

A geógrafa Denise Loureiro ministrou as aulas relativas à parte de Educação Ambiental e a professora Rejane Ferreira Nunes, ex-gestora do PEJ e da APA do Jalapão, ensinou sobre a parte teórica do Manejo Integrado do Fogo(MIF). Ela ressalta que o MIF no Jalapão vem contribuindo para a redução dos incêndios e dos conflitos e que tornou-se um dos itens de planejamento anual das Unidades de Conservação. “Por meio do MIF, o fogo deixou de ser tratado como um vilão e atualmente oportuniza a participação de comunitários na gestão do território. Isso tem garantido a segurança alimentar e melhoria do modo de vida jalapoeiro”, relata.

Durante a parte prática do MIF os brigadistas aprenderam a fazer preparação das áreas para a queima controlada e todos os cuidados antes de usar o fogo. Eles também foram orientados de como proceder nos aceiros feitos para conter o fogo em caso de um possível incêndio florestal de larga escala

Peterson Ornelas também atuou na parte prática mostrando como lidar com o fogo e também na prevenção a possíveis acidentes, assim como os primeiros socorros. “Tudo que mostramos foi com o objetivo de que os brigadistas estejam preparados tanto para dar apoio nas atividades do Manejo Integrado do Fogo, junto com as equipes do Naturatins, e que possam também prestar combate a incêndios florestais, caso venham a acontecer”, resstalta.

Ornelas explicou ainda que em outras data será capacitada a equipe que atuará no Parque Estadual do Jalapão, assim como em outras unidades sob a responsabilidade do Naturatins. “Nosso objetivo é capacitar plenamente os agentes que estarão não só no Jalapão, mas também nos Parques do Cantão, Lajeado e ainda no Monumento das Árvores Fossilizadas, o Monaf”, informa.

Ele acrescenta que está sendo concluído o planejamento para trabalhar com as brigadas comunitárias, levando orientação e treinamento semelhantes aos dos brigadistas dos parques. “Vamos trabalhar na APA do Lajeado,  em Tocantínia, na região da Pedreira e na região do Taquaruçu Grande, de forma a levar mais conhecimentos aos chacareiros, e outros proprietários rurais, dar treinamento e fornecer alguns equipamentos para que eles possam proteger suas áreas”, destacou.


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2019 Agora-TO seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br