Editoriais \ tocantins agora-to.com.br

Segunda-feira , 07 de Outubro de 2019 - 11hs34

palmas

Eleição para Conselho Tutelar de Palmas terá resultado preliminar divulgado até quarta, 09

Fonte: Da Redação

Tamanho da Letra A- A+

Luciana Pires

No último domingo, 06, mais de 20 mil eleitores compareceram aos 18 locais de votação para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Palmas, para o quadriênio 2020/2023.   A apuração aconteceu na ETI Eurídice Ferreira de Mello, no setor Aureny III, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palmas (CMDCA) tem até quarta-feira, 09, para divulgar o resultado preliminar da eleição.

Conforme o edital publicado no Diário Oficial do Município nº 2.220, de 11 de abril de 2019, o CMDCA tem até o dia 30 de outubro para divulgar o resultado definitivo da eleição dos membros titulares e suplentes do Conselho Tutelar. O presidente do CMDCA, Claudiney Leite de Souza, explica que esse é um processo demorado, uma vez que ainda cabem recursos.

Dos 83 candidatos que participaram do processo de escolha, foram escolhidos 20 titulares e 20 suplentes, sendo cinco titulares e cinco suplentes para as seguintes regiões da Capital: Norte, Central, Sul I e Sul II.

Os candidatos que se sentirem prejudicados poderão entrar com recursos no período de 09 a 11 de outubro, e a comissão eleitoral tem de 14 a 16 de outubro para julgar os pedidos de impugnações. No dia 18 será divulgado o resultado do julgamento, e os candidatos terão de 21 a 23 de outubro para interpor recursos quanto ao julgamento das impugnações. Já no dia 28 será divulgado o resultado do julgamento dos recursos e no dia 30 de outubro de 2019 será a proclamação do Resultado Final da Eleição para o Conselho Tutelar de Palmas.

A votação ocorreu em urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral, observando as disposições das resoluções expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins.

Posse

A posse dos novos conselheiros tutelares está prevista para o dia 10 de janeiro de 2020, conforme previsto no Art. 50 da Lei Municipal nº 1553, de 11 de junho de 2008; e resolução nº 170, de 10 de dezembro de 2014, quando tomarão posse os 10 candidatos mais votados por região, sendo cinco titulares e cinco suplentes.

O que é o Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha em igualdade com os demais pretendentes.  (Wédila Jácome)


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2019 Agora-TO seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br