Editoriais \ tocantins agora-to.com.br

Quarta-feira , 16 de Outubro de 2019 - 14hs44

palmas

Guarda Ambiental resgata pirarucu de aproximadamente 80 kg no Parque Cesamar

Fonte: Da Redação

Tamanho da Letra A- A+

Regiane Rocha

A Guarda Metropolitana Ambiental  capturou um pirarucu de aproximadamente 80 kg, na represa do Parque Cesamar, na região Central de Palmas, nesta quarta-feira,16. Trata-se de um dos pirarucus que estavam no leito do córrego Água Fria, que corta o Parque Cesamar, próximo à ponte de madeira que fica na parte Norte da pista de caminhada.

De acordo com os agentes ambientais envolvidos na operação de captura, com o aumento das chuvas os dois peixes corriam o risco de descer para o córrego e ficar mais longe do Parque, dificultando a captura e aumentando  assim o risco de serem capturados por predadores.

Durante a operação de resgate, que envolveu dez homens da Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas, foi usada uma rede e uma padiola (instrumento no formato de tabuleiro de quatro varais), para o transporte do pirarucu. Depois de algumas tentativas os agentes da ambiental conseguiram resgatar o espécime.

Depois de capturado o peixe foi acondicionado em uma padiola e levado até uma viatura da GMP, que transportou o peixe até a parte mais alta do Parque Cesamar, acima das piscinas. No local, o peixe foi solto de volta ao seu habitat natural.

Devido à chuva intensa que ocorreu na manhã desta quarta, a operação de captura do segundo filhote de pirarucu foi suspensa e deverá ser realizada em breve.

O pirarucu também é conhecido com pirosca ou bacalhau da Amazônia em algumas regiões do País. (Márcio Greick)


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2019 Agora-TO seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br