Siga nas redes sociais

Abertura da Semana do Meio Ambiente será nesta segunda, 4


A abertura oficial da 18ª Semana do Meio Ambiente do Tocantins e 7ª Semana do Meio Ambiente de Palmas acontece nesta segunda-feira, 4, no auditório da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios, a partir das 14h. Na ocasião serão lançados o Pacqto – Programa de Ações de Controle das Queimadas do Tocantins, realizado pelo Governo do Estado, e a campanha “Cidade Limpa”, realizada pela Prefeitura de Palmas.


Ainda na solenidade de abertura serão apresentados os resultados da Conferência “Tocantins 23 Rumo à Rio+20”, que aconteceu em Gurupi, Araguaína e Palmas no mês de abril. A conferência contou com a participação de diversos atores sociais e resultou na Carta do Tocantins para a Rio+20, com propostas para o desenvolvimento sustentável do Estado. Também haverá palestra sobre a contribuição do ICMS Ecológico para a melhoria do saneamento ambiental dos municípios, ministrada pela engenheira ambiental Cláudia Rezende, do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins.


A Semana do Meio Ambiente 2012 foca principalmente a legislação e a gestão local dos resíduos sólidos e do saneamento básico. Segundo a diretora geral de Meio Ambiente e Florestas da Secretaria do Meio Ambiente, Marli Santos, o fato de cada município ter que entregar o Plano Municipal de Saneamento Básico e de Gestão dos Resíduos Sólidos ainda este ano, fez com que esta área fosse priorizada. “As prefeituras estão interessadas em saber mais sobre as implicações da política nacional dos resíduos sólidos e do saneamento básico, e querem encontrar soluções para resolver as suas pendências nesta área”, apontou.


Este e outros temas serão debatidos e apresentados no primeiro Fórum de Saneamento Ambiental do Tocantins, que acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, no auditório da ATM. A programação completa da Semana do Meio Ambiente pode ser acessada no site da Semades, pelo link: http://semades.to.gov.br/conteudo/downloads/10.


A Semana do Meio Ambiente é uma realização do Governo do Estado por meio da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ATS – Agência Tocantinense de Saneamento, da Prefeitura de Palmas por meio da Semasp – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos e da ATM – Associação Tocantinense de Municípios. O evento conta com a parceria da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Secretaria da Educação, Secretaria da Cultura, Secretaria da Comunicação, Secretaria da Saúde, Naturatins, UFT – Universidade Federal do Tocantins, MPE – Ministério Público do Tocantins, Secretaria de Educação de Palmas, Celtins, Saneatins e as organizações não governamentais Idahra, Eco Terra e Natura Ativa.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo