Siga nas redes sociais

Alunos participam do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas

ETI Monsenhor Pedro Piagem foi uma das unidades da rede que aplicaram a prova nesta terça-feira, 12 - Foto: Luciana Pires
Aplicação das provas do Saep ENDEREÇO: ETI Monsenhor Pedro Piagem (404 Norte) Data: 12.03.2024

Aproximadamente 33 mil estudantes da rede municipal de ensino participam nesta terça e quarta-feiras, 12 e 13, da primeira fase do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep) de 2024. A avaliação diagnóstica compreende os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, abordando pré-requisitos básicos da série anterior nas turmas de 1º ao 9º anos.

Na terça-feira, 12, a aplicação das provas será nas Escolas de Tempo Integral (ETI’s) e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que atendem turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Uma das unidades que aplicaram a prova foi ETI Pedro Pereira Piagem, localizada na Arne 51, onde há 541 alunos matriculados do 1º ao 9º ano.

O diretor da unidade, Daniel Tramontini, explica que os alunos passam por avaliações internas que já são ao mesmo tempo preparação para as avaliações externas, que incluem também o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As famílias também são informadas da avaliação e da importância da participação do aluno, o que torna o índice de comparecimento à prova próximo a 100%. “Nossa escola está entre as melhores avaliadas de 2023. A expectativa é que o trabalho realizado por professores e equipe pedagógica mantenha este bom desempenho, além do comparecimento em peso dos alunos”, disse.

Nesta quarta, 13, será a vez dos estudantes das unidades de atendimento parcial realizarem as provas. O início da avaliação será às 8 horas para as turmas da manhã e às 14 horas para as turmas do turno vespertino.

Saep

As avaliações do Saep são caracterizadas como externas e têm como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da Educação Básica/Ensino Fundamental, que sejam capazes de orientar os agentes educacionais quanto ao monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino.

O Saep é realizado desde 2012 pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). Os resultados permitem identificar as dificuldades específicas dos alunos em relação ao currículo e observar se apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo