Siga nas redes sociais

Araguaína: Nova travessia será construída sobre o córrego Neblina e fará parte da Avenida Siqueira Campos, no Setor Neblina

As obras da Avenida Siqueira Campos, considerada a maior estrutura viária da história de Araguaína, seguem avançando e a próxima etapa será a construção de uma travessia sobre o córrego Neblina na Rua 13 de Janeiro, no Bairro Neblina, atrás do prédio do Ministério Público do Trabalho. Para isso, a Secretaria da Infraestrutura fará a demolição da atual ponte no local para a construção da nova estrutura, que terá sete metros de extensão, seis metros de largura, sustentada por 12 aduelas duplas. As obras começam na sexta-feira, dia 19.
 
“Essa travessia segue o mesmo modelo da que fizemos na Via Norte. É uma estrutura mais segura e que permite a passagem de um fluxo d’água significativo sem causar qualquer dano à construção”, explica o secretário Frederico Prado.
 
A obra está prevista para durar cerca de 10 dias e, durante esse período, o fluxo de veículos e pedestres na região de acesso à Chácara Murad e ao Bairro Neblina pela Rua 13 de Janeiro ficará impedido. A ASTT (Agência de Segurança, Transportes e Trânsito) definiu rotas alternativas de trânsito para minimizar o impacto na rotina dos moradores da região.
 
Rota alternativa
 
A Rua 13 de Janeiro é uma via local com pouca circulação de veículos e é usada principalmente pelos moradores da região que já tem o costume de trafegar pela via. Por isso, a ASTT orienta que, no trajeto do Centro até a região da Chácara Murad, quem segue pela Rua 25 de Dezembro e cruza a Via Norte deve virar à direita na Rua 13 de Janeiro e depois à esquerda na Rua 13 de Julho. Na sequência, deve virar na primeira à direita, na Rua Soares, acessando a Rua Neblina logo à esquerda. No final, a Rua Neblina faz uma curva à direita, passando por uma ponte e dando acesso à Avenida Neif Murad e ao Setor Noroeste.
 
Já para quem segue da região do Parque Cimba em direção ao Centro pela Via Norte, a orientação é virar à direita na Avenida Neif Murad, também chamada de 21 de Abril, seguir até o final dela e depois virar à esquerda na Rua Neblina, em direção ao Ginásio Neblina.
 
Av. Siqueira Campos
 
A primeira etapa da obra tem início na Via Norte, no Jardim Goiás, e terá 2,5 km de extensão (5 km de vias, considerando as duas pistas) até a Avenida Castelo Branco. Durante o trajeto, o córrego Neblina será canalizado para receber a avenida dupla. O serviço também inclui mais de 2.300 m de drenagem, além de calçadas com acessibilidade.
 
A segunda etapa da obra, que está em fase de licitação, ligará a Avenida Castelo Branco aos setores Couto Magalhães, Vila Norte e Universitário, com a criação de três parques urbanos, entre eles o Parque de Conservação Nascentes do Neblina. No total, a Avenida Siqueira Campos terá 6,5 km de extensão.
 
O investimento faz parte do Projeto Águas de Araguaína, realizado com recursos do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe e, assim como a Via Norte, tem como objetivo a preservação dos córregos que cortam a cidade, eliminando o lançamento irregular de esgoto, preservando o leito dos cursos d’água e melhorando a mobilidade urbana.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo