Siga nas redes sociais

BRK ampliou a cobertura de esgoto para cerca de 70% em Gurupi e alcançou milhares de pessoas com ações socioambientais

Com mais 100 quilômetros de redes de esgoto executadas no ano de 2023, o saneamento chegou para mais de sete mil novas famílias em Gurupi, proporcionando mais saúde e qualidade de vida, além de contribuir com a preservação do meio ambiente e a valorização imobiliária. A cidade conta com mais de 80 mil habitantes e é considerada a terceira maior do estado, com destaque na economia da região sul do Tocantins.

A diretora de operações da BRK no Tocantins e Pará, Sandra Leal, destacou que os investimentos refletiram na geração de mais de 300 empregos em 2023 e movimentou o comércio e economia local, com obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto, ETE Pouso do Meio e expansão do sistema de coleta de esgoto. “Foram feitos investimentos na ampliação da ETE, que teve sua capacidade de tratamento aumentada de 80 L/s para 160 L/s, o que possibilitou o atendimento de mais de sete mil novas famílias e permitirá que mais famílias sejam atendidas nos próximos anos. Isso significa um impacto extremamente positivo para a cidade de Gurupi, com reflexos imediatos na saúde e qualidade de vida da população.”

 

Para o gerente de operações da BRK no município, Pedro Gobbo, os investimentos em infraestrutura e tecnologia refletem em saúde e bem-estar, além de propiciar desenvolvimento econômico da cidade e social de sua população. “A implantação do sistema de esgotamento sanitário é condição básica para prevenir doenças e preservar o meio ambiente, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos. Uma cidade saneada atrai desenvolvimento e movimenta a economia, trazendo renda e crescimento.”

 

Vale ressaltar que, em termos de abastecimento de água, todas as cidades atendidas pela BRK no estado têm 100% de cobertura no serviço de água tratada na zona urbana dos municípios. Mesmo com o cenário crítico de disponibilidade hídrica nas regiões sul e sudeste do Estado, o sistema de abastecimento de água da BRK não foi afetado. Os números contrastam quando comparados aos demais estados da região norte do país que, historicamente, enfrentam problemas de abastecimento.

Ações socioambientais

Para fortalecer o compromisso com o município de Gurupi e a valorização da comunidade, a companhia fomentou, em parceria com as secretarias municipais, diversas iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento social e econômico e preservação do meio ambiente, por meio de programas socioambientais direcionados e alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis no Brasil.

“Fechamos 2023 com o programa Portas-Abertas, em que os jovens, em parceria com as escolas, visitaram as unidades da BRK no município. Tivemos ainda a Caravana da Água e a Semana do Meio Ambiente, com objetivo de fomentar a importância do saneamento para a comunidade. Não podemos deixar de destacar ainda o Mulheres Mais Renda, ação com idosos e cursos de informática a população, como forma de participação ativa no desenvolvimento econômico de jovens e adultos para integração com a sociedade, além da participação na Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG). As ações envolvem a sociedade em atividades de lazer, cultura e educação ambiental”, destaca a coordenadora de responsabilidade socioambiental, Geórgia Milhomem.

 

Para a coordenadora, levar saneamento é uma missão que envolve saúde e qualidade de vida e isso integra um serviço além do básico.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo