Siga nas redes sociais

Claudia Lelis faz homenagem ao ex-governador Marcelo Miranda durante sessão solene de 35 anos da Aleto

Foto: Divulgação

Durante sessão solene em homenagem aos 35 anos de criação da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), nesta quinta-feira,29, solicitada pelo deputado Amélio Cayres (Republicanos), a deputada estadual Claudia Lelis (PV) realizou homenagem ao ex-governador Marcelo Miranda (MDB). As homenagens foram entregues a personalidades que contribuíram com o fortalecimento da Assembleia Legislativa e com o desenvolvimento do Estado nestes 35 anos. Os 15 homenageados receberam diplomas e a Comenda da Honra ao Mérito do Legislativo. A Assembleia Legislativa foi criada em 1º de janeiro de 1989, quando ocorreu a primeira sessão legislativa.

Claudia Lelis destacou a importância da liderança e dedicação do ex-governador para o desenvolvimento e fortalecimento da Aleto e do Tocantins. “O ex-governador sempre demonstrou um compromisso inabalável com os princípios democráticos e o progresso do Tocantins e seu trabalho tem reflexo até hoje na vida da população tocantinense”, destacou Claudia.

A parlamentar também lembrou de sua trajetória profissional junto ao governador Marcelo, e como vice-governadora do Tocantins trabalhamos e enfrentamos os desafios de administrar o Tocantins e o trabalho incansável do ex-governador pelo nosso Estado, está registrado na história do Estado. “Eu poderia citar as diversas obras físicas que o Marcelo fez, ou as melhorias que o Ele trouxe e implantou aqui na Assembleia, como o plenário mais moderno, informatização e valorização do servidor. Mas, eu quero destacar é o caráter humano, o olhar diferenciado que o Marcelo sempre teve pelo cidadão tocantinense, seja aqui na Assembleia, ou enquanto governador, o Marcelo Miranda, sempre buscou dar ao povo do Tocantins dignidade e cidadania”, lembrou a parlamentar durante seu pronunciamento.

Perfil Marcelo Miranda

Marcelo Miranda é agropecuarista e bancário natural de Goiânia (GO). Iniciou sua vida política em 1990, quando foi eleito deputado estadual por duas vezes pelo PMDB e foi reeleito ao terceiro mandato pelo PFL. Nesse período, foi presidente da Assembleia Legislativa por dois biênios consecutivos. Promoveu em sua gestão melhores condições de trabalho para servidores e deputados, com a construção de um plenário mais amplo e moderno, dotado de tecnologia de última geração.

Foi também um período de informatização de todos os setores da Casa. Por ter sido eleito governador pelo PFL, renunciou à presidência do Parlamento em 31 de dezembro de 2002. A vaga de deputado foi ocupada pelo deputado Valuar Barros. Já a presidência da Assembleia ficou com o deputado João Renildo de Queiroz (PFL), primeiro vice-presidente da Casa.

Reeleito já pelo atual partido (PMDB), por mais quatro anos, foi afastado em agosto de 2009, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral. O deputado Carlos Henrique Gaguim, então presidente do Legislativo, assumiu o governo interino por 30 dias, convocando eleições indiretas, sendo eleito governador até o final do mandato. Em 2010 foi eleito senador, mas teve negado seu diploma pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER). Em 2014 volta à cena política e conquista pela terceira vez o cargo de Governador do Estado do Tocantins.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo