Siga nas redes sociais

Com a Semana Santa se aproximando, Procon Tocantins dá dicas de compras aos consumidores

Foto: Foto Luciano Ribeiro

Com a chegada da Semana Santa, muitas famílias se preparam para celebrar a data de maneira especial. Sendo uma das datas que movimentam o comércio em todo o país, é necessário que o consumidor esteja atento nesse período.

O Superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente, ressalta que “Durante a Semana Santa, é comum que as famílias busquem produtos específicos para suas celebrações. Nossa orientação é que os consumidores estejam atentos à qualidade dos produtos e façam pesquisa de preço para não passar no orçamento financeiro”.

Para ajudar na hora da compra, o Procon Tocantins dá algumas dicas para garantir que o consumidor possa ter uma Semana Santa tranquila e econômica.

DICAS PARA A SEMANA SANTA

  • VERIFIQUE O PRAZO DE VALIDADE. Ao comprar alimentos perecíveis, verifique sempre a data de validade. Garantir a frescura dos produtos é essencial para a segurança alimentar.
  • FIQUE ATENTO AOS PREÇOS. Caso o produto apresente um valor divergente do anunciado na hora de fazer o pagamento, o consumidor deverá pagar o menor valor.
  • FAÇA UMA PESQUISA DE OFERTAS. Se quer economizar, pesquise os preços em diferentes estabelecimentos. O Procon Tocantins ressalta que a variação de valores pode ser significativa e a pesquisa ajuda os consumidores a identificar as melhores ofertas.
  • LEIA O RÓTULO DOS PRODUTOS. É importante que as informações estejam em letras legíveis, em português e contenham dados como data de fabricação, data de validade, peso, composição, entre outros.
  • VERIFIQUE SE A EMBALAGEM ESTÁ EM BOAS CONDIÇÕES. Embalagens abertas, amassadas, rasgadas, com furos e outras avarias são indicações de que o produto não está armazenado corretamente.
  • EXAMINE SE O PRODUTO NÃO APRESENTA DEFEITO ENQUANTO ESTIVER NA LOJA. Isso facilita a troca do produto. Caso não seja possível, guarde o cupom da compra e realize a troca do produto defeituoso o quanto antes. O Procon Tocantins orienta que o consumidor exija seu cupom fiscal em qualquer compra.
  • FIQUE ATENTO À QUALIDADE E PROCEDÊNCIA DOS PRODUTOS. Se você está planejando preparar pratos tradicionais desta época, como peixes e frutos do mar, verifique se os estabelecimentos estão em conformidade com as normas sanitárias.

DENÚNCIAS

Caso o consumidor encontre alguma irregularidade, as denúncias podem ser feitas através do Whats Denúncia (63) 99216-6840 ou Disque 151. Dessa forma, a fiscalização será realizada e, se confirmada a irregularidade, as devidas penalidades serão aplicadas.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo