Siga nas redes sociais

Comissão debate nesta terça preço das diárias de hotel no Brasil


A Comissão de Turismo e Desporto realiza nesta terça-feira (15) audiência pública para debater os valores das diárias de hotéis no Brasil. O presidente da comissão, deputado José Rocha (PR-BA), sugeriu a reunião para discutir, em especial, os altos preços praticados durante megaeventos como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

 

José Rocha afirma que diversas delegações desistiram de comparecer à Rio+20 por causa dos “preços exorbitantes” praticados pelos hotéis do Rio de Janeiro, que sediará a conferência de 13 a 22 de junho.

 

“Os preços das diárias de hotéis no Brasil estão entre os mais caros do mundo”, diz o deputado. “No último ano, o aumento das tarifas de hotel no País foi de 10%, superior à média global, que foi de apenas 4%.”

 

Segundo o deputado, há suspeitas de “práticas cartelizadas” na rede hoteleira, que poderão ter impactos negativos sobre a Rio+20 e sobre outros grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

 

O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou na semana passada que a Casa não pagará as diárias dos deputados em hotéis durante a Rio+20, por considerar que os preços são "abusivos". Marco Maia disse que o preço cobrado para a Câmara estava em torno de R$ 1,6 mil a diária.

 

Foram convidados para a audiência:

 – o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch;

 – o coordenador-geral de Gestão de Conteúdo e Informação de Produto da Embratur, André Botelho Vilaron;

 – o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi Torquato;

 – o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio;

 – o presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Roberto Rotter.

 

A audiência da Comissão de Turismo está marcada para as 15 horas, no Plenário 11.

 

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo