Siga nas redes sociais

Concurso de desenhos e premiações para crianças marcam celebração dos 23 anos do Parque Estadual do Jalapão

Em meio a cores, sorrisos e muita diversão por parte dos adultos e da criançada, a celebração dos 23 anos de aniversário do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) foi realizada na sexta, 12, na sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em Mateiros; e no sábado, 13, foi concluída com visita ao atrativo Dunas. 

Para dar início à programação, e também, ilustrar o que o PEJ representa para as crianças desta comunidade, foi promovido um concurso de desenho com o objetivo de dar vida ao olhar dos pequenos em relação ao Parque, criado em 2001, e que, desde então, tem sido local de referência para atividades de educação ambiental e turismo, além de fazer parte da história de milhares de pessoas que escolheram essa região para morar e viram o PEJ nascer e se tornar uma das principais riquezas do Tocantins. Cerca de 60 crianças usaram toda sua criatividade para demonstrar as belezas e os atrativos presentes no parque.

A supervisora do PEJ, Vaneça Ribeiro, contou que a ideia do concurso foi despertar nas crianças o interesse pela arte e também pelas belezas naturais existentes na região. “O resultado foi tão positivo que pudemos apreciar desenhos ricos em detalhes, com buritis, capim-dourado, dunas e até mesmo, o órgão ambiental atuando na região. É encantador o que passa pela cabeça das crianças sobre o nosso parque e principalmente, reforça nosso papel social na formação dos futuros guardiões do nosso cerrado”, destacou.

Ainda segundo Vaneça, as cinco crianças vencedoras do concurso tiveram a oportunidade de conhecer de perto o atrativo Dunas, gerido pelo Naturatins e no sábado, 13, o passeio foi na Cachoeira do Formiga, propriedade particular, parceira na ação, que cedeu uma manhã de lazer para as crianças. Outra parceira da programação dos 23 anos do PEJ é a Pousada Formiga Ecolodge que realizou uma demonstração de turismo sustentável para as crianças, através da bioconstrução e toda sustentabilidade da pousada.

Inspiração para os desenhos

A principal inspiração para os desenhos inscritos no concurso foram as belezas e atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Os principais atrativos do parque são a Serra do Espírito Santo e as famosas Dunas.

Dentro da área do Parque, os atrativos cuja visitação é contabilizada e fiscalizada pelo Naturatins são as Dunas, cartão postal do Jalapão, composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura, sendo um dos locais preferidos pelos visitantes para assistir ao pôr-do-sol; e a Serra do Espírito Santo, que oferece uma vista privilegiada da beleza e imensidão do Jalapão. A trilha até o topo é de cerca de 8 km de ida e volta e o trilheiro é recompensado com uma vista inesquecível do lugar. 

Uma das vencedoras do concurso, Maria Eduarda Ribeiro, contou com empolgação qual era o seu desenho e o motivo pelo qual ela o fez. “Meu desenho será as Dunas, que, embora eu não o conheça ainda, sei que é um lugar encantador e muito visitado por turistas do mundo inteiro”, finalizou a garota.

Corte do bolo

Não poderia faltar o tradicional corte do bolo e parabéns ao aniversariante tão especial para todos os jalapoeiros. De repente, a mesa ficou cercada por diversas crianças, que saltitantes, prestigiaram a festividade. Que contou com a presença do gerente das Unidades de Conservação do Naturatins, Rodrigo Sávio, representando o presidente do órgão, Renato Jayme, já o diretor de Biodiversidade e Áreas de Proteção, Dalmir da Silva Jorge, na oportunidade representado pela gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Vanessa Braz, além de brigadistas do órgão ambiental, representados na cerimônia pelo chefe da brigada, Claudemar Sousa e o prefeito de Mateiros, João Martins.

O gerente das UC’S, Rodrigo Sávio reforçou a importância de promover ações que envolvam a comunidade, de forma que, todos saibam o valor de preservar uma área tão importante quanto essa e celebrar mais um ano de existência da unidade. “A responsabilidade social tem a ver com o que cada um de nós fazemos. Conhecer o PEJ e principalmente, tornar acessível às crianças, por meio de ações de educação ambiental é uma forma de contribuirmos com um mundo melhor, cuidando e preservando o que temos de valioso. E hoje, só temos motivos para comemorar”, disse o gerente.

A praça onde está localizada a sede do Naturatins ficou repleta de crianças, que de forma calorosa, cantaram parabéns ao parque em alto e bom som, e em seguida, puderam saborear o delicioso bolo feito especialmente para a comemoração.

O prefeito de Mateiros, João Martins, expressou a alegria em ver pessoas que cresceram na região, hoje, fazem parte da equipe que trabalha no Naturatins e ajudam a preservar a região. “O sentimento é de pertencimento, de ver a nossa gente cuidando do que temos de mais precioso, mantendo a Unidade de Conservação em perfeito estado para que, futuramente, nossos filhos, netos, possam desfrutar dessas riquezas naturais. Enquanto poder público municipal, estamos sempre à disposição do Estado do Tocantins para contribuir com ações de preservação e cuidado do parque”, disse o gestor.

Resultado do concurso

1º lugar –  Wanderleia Barbosa dos Santos 

2º lugar- Maria Eduarda Ribeiro Sousa 

3º lugar – Nadhila Raissa Ferreira Dias 

4º lugar – Thiago Ferreira Matos

5º lugar- Saymon Ribeiro

Premiação

No sábado, os vencedores do concurso de desenho receberam orientações sobre preservação do meio ambiente e puderam tomar banho na Cachoeira do Formiga. Em seguida, visitaram a Pousada Formiga Ecolodge, onde conheceram o processo de construção sustentável na bioconstrução da pousada. Para fechar com chave de ouro, as crianças conheceram o atrativo Dunas e apreciaram um lindo pôr do sol.

Para Thiago Ferreira, um dos ganhadores do concurso, foi uma experiência incrível e indescritível. “Esse dia vai ficar gravado na minha memória, foi muito divertido e fantástico. Quero que outras crianças tenham essa oportunidade”, relatou.

Pousada Formiga Ecolodge

Situada a 29 km de Mateiros – TO, no coração do Jalapão, a Pousada Formiga Ecolodge está as margens do Córrego Formiga. Próxima dos melhores atrativos da região, conta com acesso exclusivo aos Poços Encantados do Formiga, com a melhor estrutura disponível no Jalapão. Bangalôs individuais com uma linda vista de uma área intocada do cerrado. A pousada conta ainda com restaurante e bar e uma estrutura pensada de forma a reduzir os impactos ambientais. Todos quartos são equipados com chuveiros e iluminação através de energia solar. 

 

 

 

 

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo