Siga nas redes sociais

Confira dicas de locais turísticos para aproveitar o clima ameno da estação das frutas no Brasil

Os locais que oferecem turismo de natureza e ecoturismo costumam fazer sucesso neste período do ano - Foto: Divulgação/MTur

Nesta quarta-feira (20/3), começa oficialmente a estação do Outono no Brasil. Depois de uma temporada de calor intenso no verão, as temperaturas prometem dar um alívio, amenizando a sensação térmica e abrindo a possibilidade, em alguns locais, até mesmo de tirar aquele casaquinho do armário.

Além dos ventos refrescantes da estação, o Outono também é conhecido por ser a época das frutas e da vegetação, momento perfeito para se embrenhar na natureza e aproveitar o que as paisagens brasileiras tem de melhor para além dos destinos de Sol e Praia.

Os locais que oferecem turismo de natureza e ecoturismo costumam fazer sucesso neste período do ano, como é o caso da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A época marca a redução de chuvas e o início da seca na região, o que torna a prática de ecoturismo muito mais agradável e segura no local. Com diversas cachoeiras e paisagens naturais, a Chapada é um ótimo descanso para o corpo e para os olhos.

Outro destino bastante famoso para essa época do ano é a cidade de Gramados no Rio Grande do Sul. Apesar da alta temporada dessa região se concentrar mesmo no Inverno, o Outono na cidade permite aproveitar um clima ameno com preços bem mais acessíveis. As temperaturas ficam convidativas para tomar aquele vinho e desfrutar de um fondue nos característicos chalés da cidade.

Paraty, no Rio de Janeiro, também fica bastante atraente nesta época do ano. Com o cessar das chuvas, o centro histórico da pacata cidade de paralelepípedos e construções de arquitetura antiga, permite um belo passeio ao ar livre apreciando a natureza aconchegante do local e mostrando que o RJ também é muito mais do que os destinos de sol e praia.

Mais um destino para quem gosta de natureza fica ainda mais bonito nessa estação do ano. O Jalapão, em Tocantins, ganha uma temperatura mais amena com vegetação verdinha, fazendo qualquer turistas se apaixonar pelas belas paisagens. É neste período que começa a seca na região, deixando expostas dunas de areias, praias de rio, piscinas naturais e cachoeiras.

ÉPOCA FRUTÍFERA – Para além das temperaturas mais baixas e da vegetação que se destaca nesta época do ano, outra característica marcante é a colheita de frutas em algumas regiões do país, como o Circuito das Frutas no estado de São Paulo. Responsável por 40% da produção nacional de frutas no país, o “Circuito das Frutas” é uma excelente opção para quem gosta de viagens curtas. Próximo à capital, nas propriedades rurais das cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, é possível participar de atividades no estilo “Colha e Pague”. Os municípios também promovem festas dedicadas às frutas mais cultivadas da região, como a Festa do Caqui, em Itatiba (SP), e a Festa do Morango, em Atibaia (SP).

Próxima à Gramado (RS), a rota da Região Turística de Uvas e Vinhos é composta por 32 municípios gaúchos, sendo a região com uma das maiores produções de uva e vinho do Brasil. Além disso, é um dos destinos mais buscados por turistas nacionais e internacionais, já que lá é possível encontrar inúmeras vinícolas e propriedades com parreirais disponíveis para visitação.
A região também é famosa pela realização da Vindima (colheita das uvas). Entre as muitas opções o turista poderá participar da colheita e pisa das uvas; fazer cursos de degustação de vinhos, espumantes, queijos, geleias e sucos; correr ou pedalar em meio aos parreirais; degustar jantares harmonizados; participar das festas típicas nas comunidades; fazer piqueniques e almoçar ao ar livre.

Turismo no Tocantins

Durante todo a ano o turismo no Tocantins tem os muitos lugares para se divertir,  ideal para aproveitar e conhecer as muitas belezas naturais e os lugares paradisíacos que o Tocantins oferece para os seus moradores e turistas.

Para garantir tranquilidade, segurança e lazer dos visitantes, o Governo do Estado tem investido em diversas áreas, como infraestrutura das estradas, conservação e preservação ambiental de rios e florestas e na promoção do turismo, que tem se mostrado uma importante fonte de renda para as famílias e os municípios que possuem esses recursos naturais.

Listamos abaixo dez sugestões de lugares incríveis para você curtir.

1 – Jalapão

O Jalapão é um dos principais destinos do ecoturismo do País. A região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Os atrativos garantem diversão o ano inteiro, seja no período chuvoso ou no de estiagem, de acordo com o perfil e o interesse do turista. Para os mais aventureiros, a região é ideal para prática de esportes, entre eles o rafting, a canoagem, o rapel, e as trilhas a pé e de bicicleta.

2 – Ilha do Bananal

A Ilha do Bananal é considerada a maior ilha fluvial do mundo, localizada entre dois grandes rios, que são o Javaés e o Araguaia, nas divisas com Goiás e Mato Grosso, na planície do Cantão, integrando os seguintes municípios tocantinenses: Pium, Caseara, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Marianópolis.

A fauna e a flora intocadas lembram o pantanal mato-grossense e na maior parte do ano, grande parte da ilha fica inundada. Para entrar na ilha, é necessária a autorização dos órgãos federais Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), que mantém um escritório em Pium; ou da Fundação Nacional do Índio (Funai), cuja sede está localizada em Palmas.

Um dos grandes atrativos para os turistas é a emoção da pesca esportiva, podendo-se fisgar grandes exemplares de pirararas,pirarucus, surubins e caranhas, entre outros.

3 – Praias e Lagos do Cantão

Quem procura turismo de aventura, ecoturismo e observação da fauna e flora não pode deixar de conhecer um dos cenários naturais mais incríveis do Brasil. A região do chamado Cantão abriga rios, florestas e uma rica biodiversidade, guardando imensas riquezas naturais.

A região, que compreende os municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium, tem características singulares, por ser área de transição entre os maiores ecossistemas brasileiros: a Floresta Amazônica e o Cerrado. Entre os atrativos, quem visita a região tem a oportunidade de desfrutar rios, praias, trilhas e igapós.

4 – Rio Azuis

O Rio Azuis está situado às margens da Rodovia TO-110, no município de Aurora do Tocantins. Com uma extensão de apenas 143 metros, o Azuis é considerado o menor rio do Brasil e o terceiro menor rio do mundo, de acordo com o Guinness Book (Livro dos Recordes). O rio possui águas transparentes, com pedras em seu leito de cor azul-esverdeado. É um ponto turístico muito frequentado no Tocantins, não só pela curiosa extensão, mas também pela beleza marcante.

O rio possui, em suas proximidades, alguns bares e restaurantes que servem bebidas e pratos típicos do Estado aos visitantes.

5 – Lagoa do Japonês

A Lagoa do Japonês fica localizada no município de Pindorama do Tocantins, a 220 km de Palmas, e é um aquário natural de água cristalina. O local tem atraído a atenção de muitos tocantinenses e turistas que buscam um lugar para curtir a natureza e se refrescar no intenso calor do verão.

6 – Cachoeiras de Taquaruçu

Distante apenas 32 km do centro de Palmas, o distrito de Taquaruçu é um lugar aconchegante, de gente hospitaleira, cheio de cachoeiras de águas frias, que tem atraído a cada dia mais pessoas.

A tranquilidade de Taquaruçu remete às pequenas cidades do interior do Brasil, as cachoeiras e o clima ameno contrastam com as altas temperaturas de outras cidades. São 82 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas, córregos e mirantes, em um local onde o turista pode praticar atividades como rapel, tirolesa, trilhas – tanto a pé quanto de bicicleta – e se refrescar nas águas.

Entre os principais atrativos, estão Cachoeira da Roncadeira, Cachoeira Escorrega Macaco, Cachoeira do Evilson, Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira do Sambaiba, Cachoeira Raizana, Cachoeira Pequena, Cachoeira Rappel, Cachoeira Caverna, Corredeira Rio São João e o Balneário Natureza.

7 – Praias Permanentes

As praias que possuem estrutura permanente contam com bares, restaurantes, estacionamento e segurança durante todo o ano. Dentre as principais praias permanentes do Estado estão as de Palmas (Graciosa, Prata e Arnos), Porto Nacional, Babaçulândia, Filadélfia, Brejinho de Nazaré, Paranã e São Félix do Tocantins.

As praias permanentes são ótimas opções de lazer e diversão para moradores e turistas.

8 – Praias Temporárias

De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), atualmente o Tocantins possui 68 praias. Dentre as temporárias, estão as dos municípios de Araguacema, Araguaína, Formoso do Araguaia, Guaraí, Ipueiras, Pau D’ Arco, Miracema, Pedro Afonso, Itaguatins, Peixe, Araguanã, Tocantinópolis e Xambioá.

Mesmo com o fim da temporada de férias e das programações oficiais, as praias temporárias do Estado continuam sendo opção ideal para quem quer curtir o calor do verão tocantinense e pegar aquele bronze especial.

9 – Ilha do Canela

A Ilha do Canela fica a 3 km da margem direita da Capital e possui uma extensão de 45 mil metros quadrados. Para chegar até o local, é necessário procurar um barco na marina da Praia da Graciosa.

A ilha conta com infraestrutura de bares, área de camping e banheiros.

10 – Ilha do Paredão

Um paredão de mais de 30 metros de altura e águas cristalinas. A beleza da Ilha do Paredão ganhou o mundo por meio das redes sociais e fica no município no Miracema do Tocantins. Para chegar até a ilha, o turista conta com barcos que realizam a travessia.

A região do chamado Cantão abriga rios, florestas e uma rica biodiversidade, guardando imensas riquezas naturais – Governo do Tocantins

O Jalapão é um dos principais destinos do ecoturismo do País – Francisco Alves / Governo do Tocantins

Um dos grandes atrativos para os turistas é a emoção da pesca esportiva – Governo do Tocantins

A Ilha do Bananal é considerada a maior ilha fluvial do mundo, localizada entre dois grandes rios, que são o Javaés e o Araguaia, nas divisas com Goiás e Mato Grosso, na planície do Cantão – Elson Caldas / Governo do Tocantins

De acordo com o Governo do Estado, atualmente o Tocantins possui 68 praias, entre temporárias e permanentes – Governo do Tocantins

O distrito de Taquaruçu é um lugar aconchegante, de gente hospitaleira, cheio de cachoeiras de águas frias, que tem atraído a cada dia mais pessoas – Governo do Tocantins
Fontes: Ministério do Turismo e Governo do Tocantins
Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo