Siga nas redes sociais

Em parceria com a UFT, IBGE realiza em Palmas primeiro Diálogos Externos

Lançado em agosto de 2023, o projeto “Diálogos IBGE 90 Anos” tem como objetivo registrar a memória de quase nove décadas de atuação do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), além de pensar diretrizes de um novo IBGE. Em 2024, a presidência do órgão dá continuidade ao projeto, mas agora voltado à participação da sociedade, envolvendo o poder público (União, estados e municípios), legisladores, entidades profissionais e de representação coletiva, além de estudantes, entre outros. O primeiro “Diálogos Externos IBGE 90 Anos” será realizado em Palmas (TO) no dia 1º de fevereiro, às 9 horas, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
 
O projeto será lançado no auditório da Reitoria da UFT. O objetivo é reunir os atores externos importantes para a concretização da missão do IBGE, o que só é possível com esta interlocução e integração, pois um Censo Demográfico, por exemplo, só é realizado com o envolvimento nacional coletivo e com metodologias internacionais reconhecidas.
 
O “Diálogos Externos IBGE 90 Anos” será realizado nas 27 capitais, em coorganizacão com as superintendencias do IBGE, mas em parceira com o poder público local e com apoio das entidades da sociedade que colaboram com os indicadores, eventos e ações do IBGE em cada Estado.
 
Programação do “Diálogos Externos IBGE 90 Anos”:
8h30 – credenciamento;
9h – abertura IBGE e falas das autoridades locais;
9h30 às 10h30 – painel 1 – O IBGE e o Poder Público – secretário estadual de Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura ;
10h30 às 11h – intervalo coffee break
11h às 12h – painel 2 – O IBGE e a sociedade – vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker.
 
Os painéis serão formados por autoridades locais e representações da sociedade, que compartilharão  suas vivências e experiências com o IBGE ao longo da história e do presente, bem como pensar o papel do novo IBGE pra o futuro.
 
“Diálogos IBGE 90 Anos”
Primeiramente com seus servidores, colaboradores, aposentado e sindicalistas, o “Diálogos” resultou em mais de dez mil participações e contribuições nos grupos e subgrupos temáticos, em 50 reuniões em modalidade presencial e remota, que geraram as diretrizes do IBGE, a partir de centenas de propostas e mais de duas mil páginas detalhando cada uma delas. Resultado que foi finalizado no primeiro “Encontro IBGE 90 Anos”, realizado dias 16 e 17 de novembro, em Parada de Lucas, a maior unidade do IBGE no Brasil, mas que hoje precisa de uma revitalização, entre outras ações.
Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo