Siga nas redes sociais

Ex-aluna da educação para adultos da rede municipal lança livro em Palmas

Maria dos Milagres do Nascimento é natural de Caxias, no Maranhão, onde morava no setor rural do município. Casou-se aos 16 anos, e foi mãe aos 17. As demandas da família e o trabalho duro para sobreviver não permitiram que ela estudasse na época correta. Mas sempre manteve o desejo de um dia voltar aos estudos, o que só aconteceria quando os filhos já estivessem criados e independentes.

Ao chegar a Palmas, em 1991, vislumbrou na recém-criada capital a oportunidade de recomeçar na escola, mas foi somente em 1999 que ela realmente teve contato com os livros, convicta que iria concluir o Ensino Fundamental. E assim o fez, no curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Tom Jobim. Não parou, e concluiu o Ensino Médio no Colégio São José, já com 59 anos de idade.

Hoje, aos 60 anos, ela está lançando seu primeiro livro de poesias, Meus Castelos de Sonhos, que aborda sua história de vida e perseverança em poemas marcados pelo bucolismo do interior. O lançamento acontece dia 2 de fevereiro, no Pátio de Chile, em Palmas, e nas escolas em que ela estudou, ainda em data a ser definida.

Professora de Maria na EJA, Gislene Camargos lembra que ela era uma aluna referência. Nunca faltava às aulas, participava das atividades e sempre estimulava os colegas a não desistir. Sua postura era sempre de incentivar, tanto os jovens quanto quem, assim como ela, não teve oportunidade de estudar. “Ela sempre teve o desejo de aprender e de escrever, e eu estimulei. Ela mandava os poemas. Eu revisava e comentava. Hoje eu fiz o prefácio de seu primeiro livro”, comemora. 

Maria reconhece a importância dos estudos para todas as idades e não esconde a felicidade em ter todos os filhos formados. Acerca do novo ofício, ela acredita ter encontrado sua vocação. “Eu gostei muito de escrever poesia, é uma terapia para a alma. Depois que a gente começa não quer mais parar. Já tenho outras para o próximo livro”, finaliza.

 

 

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo