Siga nas redes sociais

FAET distribuiu 77.500 doses de vacina contra a febre aftosa para pequenos produtores rurais do Tocantins.


FAET distribuiu 77.500  doses de vacina contra a febre aftosa para pequenos produtores rurais do Tocantins.

 

A Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET)  doou 77.500 doses de vacina contra a febre aftosa, atendendo a 64 Municípios do Estado, a qual foi feita aos pequenos produtores através dos Sindicatos Rurais filiados à FAET. A distribuição começou no início do mês e cada produtor pôde receber até 30 doses. Todo ano a FAET disponibiliza de graça as vacinas para os criadores de gado, e este ano devem receber a vacina cerca de 3 mil produtores. “A FAET tem compromisso com a sanidade animal, por entender que a mesma é indispensável para a manutenção e para o incremento das exportações” declarou o Superintendente – Geral da FAET Pablo Tatim.

 

O calendário de vacinação da aftosa no Tocantins começou 1º de maio e termina hoje. Nesta primeira etapa todos os bovinos e bubalinos devem receber a dose da vacina, o que soma cerca de 8 milhões de cabeças. Depois da vacinação o produtor deve comprovar que imunizou o rebanho em uma das unidades da ADAPEC, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado, onde sua ficha cadastral é movimentada; devidamente munido da nota fiscal da compra da vacina e da carta-aviso. O prazo final para declaração termina no dia 10 de junho.

 

A multa para o pecuarista que deixar de vacinar é R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. Em 2011, na primeira etapa de vacinação contra febre aftosa, o índice de cobertura vacinal foi de 99,41%. O Estado está livre da aftosa com vacinação há 15 anos, o que é motivo de comemoração em todo o Estado.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo