Siga nas redes sociais

Goiás alerta para prevenção do câncer de colo de útero e de colorretal

Foto: Divulgação

Durante o mês de março, o Governo de Goiás, em parceria com o Ministério da Saúde, intensifica ações de prevenção contra o câncer de colo de útero e colorretal. As campanhas Março Lilás e Março Azul Marinho visam conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dessas neoplasias.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), em 2023, foram registradas 758 mortes por câncer colorretal em Goiás, sendo 368 em mulheres e 390 em homens, ocupando o segundo lugar em mortalidade entre todos os tipos de câncer no estado. O câncer colorretal geralmente se desenvolve a partir de pólipos intestinais, destacando-se como uma ameaça significativa à saúde.

O coordenador de Oncologia da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES-GO, Kleber Júnior Rodrigues Monteiro, ressalta a importância da prevenção do câncer de colo de útero. Ele destaca que “é essencial que todas as mulheres tenham acesso a exames regulares de prevenção Papanicolau e às vacinas contra o HPV, um dos principais fatores de risco para o câncer de colo do útero.”

Para enfrentar esses desafios de saúde, o estado conta com uma rede abrangente de assistência. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem consultas e exames iniciais, enquanto as policlínicas estaduais e hospitais, como o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), atuam no diagnóstico e tratamento. Em breve, o Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos e o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) ampliarão ainda mais a capacidade de atendimento à população.

 

Fonte: Tribuna do Planalto

 

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo