Siga nas redes sociais

Governador Wanderlei Barbosa prestigia comemoração do 28º aniversário de Barra do Ouro

Governador Wanderlei Barbosa ao lado da prefeita Nélida Vasconcelos, do deputado Leo Barbosa e outras autoridades, no momento dos parabéns pelos 28 anos de Barra do Ouro - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou nesse sábado, 20, na praça Nemésio Miranda, a programação comemorativa dos 28 anos de emancipação política do município de Barra do Ouro, no norte do estado. As comemorações tiveram início na sexta-feira, 19, com programação esportiva e musical.

“Eu quero parabenizar a cidade de Barra do Ouro, os barroerenses e a gestão da prefeita Nélida, que tem feito uma transformação na cidade”, destacou o governador Wanderlei Barbosa. O Governador lembrou que o município, com seus 28 anos de emancipação, tem muito a comemorar. “A cidade está bem cuidada, somos parceiros e queremos sempre ajudar. Parabéns Barra do Ouro”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

A prefeita de Barra do Ouro, Nélida Vasconcelos, contou que já é uma tradição comemorar o aniversário da cidade com uma grande programação e a presença do Governador este ano foi muito importante e demonstra o respeito que ele tem pela cidade. “É o vigésimo oitavo ano de emancipação do nosso município e foi motivo de gratidão ter o governador Wanderlei aqui com a gente, nos prestigiando. Ele tem contribuído muito com o município”, enfatizou a gestora.

O encerramento da programação contou com shows dos cantores nacionais Kaio Fonseca, Joan Alessandro, Lelis, Alanzin Coreano. O momento mais esperado da noite foram as apresentações dos cantores Eduardo Costa e Washington Brasileiro, que atraíram milhares de pessoas da região.

História

A cidade de Barra do Ouro foi fundada em 26 de abril de 1996, pelo senhor Nermizio Machado Miranda, primeiro prefeito do município, sendo desmembrado de Goiatins sete anos após a criação do estado do Tocantins pela Constituição de 1988. O primeiro morador a fixar residência foi o senhor Impotêncio. Após 14 anos, veio o segundo morador, o senhor Inação, que casou-se e estabeleceu família no município.

Em 16 de dezembro de 1940, um garimpeiro, que por ali passava, Sr. Sandes Carvalho, bamburrou na divisa do riacho Gorgulho afluente do Rio Tocantins, que fazia junção com o córrego Bacabal. Surge então o Rio Ouro, no lugar do rio Gorgulho, vindo logo após dar origem à Vila Barra do Ouro.

Em 1980, com a grande enchente do Rio Tocantins, surgiu a ideia de construir uma sede mais distante da margem do rio, pois até então, desde a criação da Vila, os poucos moradores moravam próximo ao leito do rio. Em 1990, com outra grande enchente, surge o povoado da Cidade Nova, a 3 km da margem do rio, bastante questionado pelos moradores que ali residiam.

Em 1992, já com mais ou menos 300 habitantes, surgiu a ideia da emancipação do município. Elevado à categoria de município e distrito, com a denominação de Barra do Ouro, pela Lei Estadual nº 829, de 26 de abril de 1996, desmembrado de Goiatins.

O município foi instalado em 1º de janeiro de 1997. A economia é baseada na agricultura e pecuária.

A prefeita de Barra do Ouro, Nélida Vasconcelos, ficou grata com a presença do governador Wanderlei Barbosa na celebração dos 28 anos da cidade – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa cumprimenta a população na praça Nemésio Miranda – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

As comemorações tiveram início na sexta-feira, 19, com programação esportiva e musical – Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo