Siga nas redes sociais

Governo do Tocantins desenvolve ações de saúde nas comunidades quilombolas da região sudeste

Secretaria da Saúde do Estado leva informações e orientações de vigilância e saúde a comunidade local - Foto: SES/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Saúde (SES-TO), participa, até esta sexta-feira, 1º de março, do projeto ‘Território de Tradição e de Direitos – Promoção de Direitos nas Aldeias, Quilombos e Comunidades Tradicionais’, que tem como objetivo levar serviços para essas comunidades. As áreas técnicas de Vigilância Sanitária, Diretoria de Atenção Primária à Saúde e do Programa Diversidade na Saúde da SES-TO participam do projeto com palestras e orientações.

A ação iniciou na segunda-feira, 26, nas comunidades quilombolas dos municípios de Almas, Dianópolis e Porto Alegre e é promovida pela Defensoria Pública do Tocantins. “A SES-TO está participando dessa importante ação e durante esses dias vamos levar aos moradores locais orientações sobre os impactos à saúde humana causados por alterações e fatores condicionantes e determinantes do meio ambiente compreendendo água, ar e solo, bem como os riscos que tais alterações possam causar no âmbito das comunidades visitadas”, destaca a enfermeira da Diretoria de Atenção Primária, Juliana Paiva.

”Só temos a agradecer as equipes que vieram conhecer a nossa realidade e trazer alguns serviços que a gente não tem aqui com tanta facilidade, além disso as orientações repassadas são muito importantes para a nossa saúde e esperamos que venham mais vezes”, frisa a moradora da comunidade Quilombola Lajeado, em Dianópolis, Juarina Caldeira dos Santos.

Parceiros

Além da SES-TO, a ação tem como parceiros a Defensoria Pública da União (DPU), Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Receita Federal, Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Energisa e prefeituras dos municípios de Almas, Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins.

Programação

Nesta terça-feira, 27, as equipes de trabalho estão na Comunidade Quilombola Laginha, e nesta quarta-feira, 28, na Comunidade Quilombola São Joaquim, ambas em Porto Alegre do Tocantins. Nesta quinta-feira, 29,  as atividades ocorrem na Comunidade Quilombola Baião, e na sexta, 1º de março, na Comunidade Quilombola Poço D’Antas, em Almas.

Comunidade Quilombola Lajeado, em Dianópolis foi a primeira a ser atendida – SES/Governo do Tocantins

Servidores das áreas técnicas de Vigilância Sanitária, Diretoria de Atenção Primária à Saúde e do Programa Diversidade na Saúde participam da ação – SES/Governo do Tocantins
Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo