Siga nas redes sociais

Governo do Tocantins inicia entrega de notebooks para os profissionais da rede estadual de ensino

Foto: Ravena Santiago/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está entregando, nas Superintendências Regionais de Educação (SRE), cerca de 14 mil notebooks com o Profe Digital. Os equipamentos são destinados aos professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e diretores das 502 escolas estaduais do Tocantins.

Nessa sexta-feira, 8, as entregas ocorreram nas Regionais de Miracema, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Foram investidos mais de R$ 49 milhões para a aquisição dos equipamentos. Nesse primeiro momento, os notebooks estão sendo entregues para os professores efetivos, e posteriormente serão disponibilizados para os contratados. Os equipamentos serão fornecidos pelas escolas por meio de termos de empréstimo.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, enfatizou que a educação do Tocantins está vivenciando um momento único. “É uma virada de chave na educação, que passa por vários pontos, desde a valorização dos servidores, investimentos em infraestrutura e área pedagógica. Hoje, na educação estadual não existe um pensamento individual do secretário ou do governador, existe um pensamento coletivo da equipe da Seduc. O Profe é um programa de 5 anos de duração, que vai continuar na próxima gestão. É uma política pública para ficar”.

Segundo o professor Afonso Xerente, do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (Cemix), de Miracema, o notebook vai auxiliar muito nas aulas. “Esse notebook vai nos ajudar muito no planejamento das aulas, dos conteúdos para nossos alunos e melhorar a qualidade de ensino. Por isso eu estou muito emocionado em receber essa nova ferramenta, porque o governo está fazendo esse grande projeto pensando na gente”.

A primeira professora indígena do Tocantins, Noemi Xerente, de Miracema, compartilha que é um momento muito especial para os professores. “Sou professora do Estado desde os anos 90 e concursada desde 2008, não sei nem expressar a emoção e a felicidade. Esse notebook vai ajudar muito profissionalmente, há tempos que estava precisando, porque nosso recurso já era pouco. Nós professores estamos muito felizes, nos sentimos valorizados, é emocionante fazer parte de um governo que valoriza o servidor”.

O professor Wellyngton Souza Aires, do Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Aires, de Porto Nacional, relatou que está muito feliz e ansioso para usar o novo notebook. “Vai facilitar demais o trabalho da gente enquanto professor e como coordenador de área também. Ajuda no planejamento, ajuda a preparar melhor as aulas para os nossos alunos, tem muita coisa disponível na internet que a gente pode usar em favor das aulas, e tendo esse notebook, tendo esse acesso facilitado com a internet que está chegando também nas escolas, eu creio que o nosso trabalho vai ser ainda mais eficiente e vamos entregar resultados melhores para a educação tocantinense”, concluiu.

Cronograma de entrega

Até o final do mês, os notebooks serão entregues em todas as Superintendências Regionais de Educação. Nesta segunda-feira, 11, as SREs de Arraias e Dianópolis receberão os equipamentos; no dia 18, a de Gurupi; no dia 19, as de Pedro Afonso, Guaraí e Colinas; no dia 20, Araguaína; e no dia 26, as de Tocantinópolis e Araguatins.

Profe Digital

Profe Digital é uma ação que integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que tem como objetivo promover a melhoria das aprendizagens e da qualidade de ensino, investindo em modernização e tecnologia, permitindo o acesso à conectividade em escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e de baixo desempenho em indicadores educacionais.

 

 

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo