Siga nas redes sociais

Governo inicia planejamento da Temporada de Praia 2024 no Tocantins

Foto: Camila Rodrigues/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou nessa terça-feira, 9, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, reunião de planejamento estratégico para elaborar a programação da temporada de praia de 2024. A pauta da reunião, conduzida pelo secretário Hercy Filho, envolveu diversas secretarias parceiras e membros do Comitê Gestor.

Dentre os objetivos traçados, o Governo do Tocantins quer ampliar a capacidade de geração de fluxo de turistas e, consequentemente, aumentar a renda das comunidades e consolidar as praias do Tocantins como um dos destinos mais visitados do país durante as férias de julho.

Considerando que o planejamento é a espinha dorsal da gestão do governo de Wanderlei Barbosa, o gestor da Setur defendeu que o alinhamento das ações entre todos os envolvidos será de fundamental importância para a execução assertiva do projeto.

“Queremos fazer da temporada de praia no Tocantins um produto turístico. Porém, devemos realizar esse projeto em sua amplitude, com ações e estratégias para consolidar esse produto. Dentre tantos quesitos, o turista prioriza contar com segurança para ele e toda a sua família”, destacou o secretário Hercy Filho.

Durante a reunião, foram apresentadas sugestões para uma maior conscientização voltada para a manutenção da limpeza das praias, financiamentos para os municípios propostos pela Agência de Fomento, mais investimento em segurança, sustentabilidade, dentre outros.

A secretária Executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mônica Avelino, propôs a adoção de um protocolo sustentável que poderá ser adotado pelos gestores municipais que contemple sugestões de layouts, modelos de banheiros, destinação correta dos resíduos sólidos dentre outras diretrizes. “Se o turista chegar, tiver acomodações, for bem assistido ele vai voltar, então, a gente precisa trabalhar em conjunto para fazer esta definição deste protocolo”, propôs a secretária.

O secretário Hercy Filho finalizou a reunião destacando que é indispensável o envolvimento e comprometimento de todos os setores para que o turista e os municípios sejam beneficiados e se faça uma temporada de praia que contemple a todos”.

Membros do Comitê Gestor presentes

Agência de Fomento do Estado do Tocantins; Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Federação do Comércio, Bens de Serviço e Turismo (Fecomércio); Marinha do Brasil; Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO); Secretaria de Educação (Seduc); Secretaria de Saúde (SES); Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos- (Semarh); Serviço Social do Comércio do Estado do Tocantins (Sesc); Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo