Siga nas redes sociais

Governo do Tocantins participa da 22ª Semana Nacional de Museus

Foto: Divulgação

Em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado oficialmente em 18 de maio, estados e municípios de todo o Brasil organizam-se na elaboração de programações especiais para a Semana Nacional de Museus, evento mobilizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que chega a sua 22ª edição em 2024. No Tocantins, a Casa de Memória de Lajeado e o Museu Palacinho terão em suas dependências programações especiais, que ocorrem entre os dias 13 e 18, sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult), e do Instituto Amigos do Palacinho, respectivamente.

Seguindo a temática nacional, Museus, Educação e Pesquisa, as programações especiais têm início no dia 13 de maio, com uma solenidade de abertura no Museu Palacinho, a partir das 8h30, que contará com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Com a abertura, a semana terá uma série de atividades ao longo dos dias, que incluem palestras, oficina, roda de conversa, entre outras ações.

No dia 15 de maio, a Secult realiza na Casa de Memória de Lajeado uma noite de conversas em torno de temáticas que fazem alusão à semana e aos museus como espaço de promoção da cultura e da história. A noite terá como programação uma palestra com o tema Lugar de Memória e Ação Museológica, seguida por uma roda de conversa que trará um importante debate sobre os museus e os lugares de memória do Tocantins, que contará com a presença do secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro; da coordenadora de Museologia Social e Educação do Ibram, Marielle Costa Gonçalves; além de professores e pesquisadores de instituições públicas estaduais e federais. As iniciativas têm o intuito de promover a divulgação e a valorização dos patrimônios históricos e intensificar a relação da população com esses locais.

A programação completa da 22ª Semana Nacional de Museus pode ser conferida aqui.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo