Siga nas redes sociais

Governo do Tocantins promove mutirão de exames de colonoscopia no Hospital Geral de Palmas

Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames de colonoscopia - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

“Estou muito feliz em participar deste mutirão, porque eu estava precisando desse exame, pois terminei recentemente o tratamento do câncer e foi tão rápido que nem precisei esperar o pedido da minha médica. Só alegria em não precisar esperar”, relatou a paciente Maria Helena Ribeiro da Silva, de 59 anos, e moradora da cidade de Mateiros.

Ela é uma dos 40 pacientes selecionados a participarem do mutirão de exames de colonoscopia do Hospital Geral de Palmas (HGP), no mês de março. A ação faz parte da campanha Março Azul e ocorre em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva do Tocantins (Sobed-TO), com o objetivo de alertar a população para a prevenção, o diagnóstica precoce e o combate ao câncer colorretal, bem como diminuir as filas para realização deste exame.

“É muito gratificante participar de uma ação como esta que está sendo realizada no HGP, pois, além de trazer um diagnóstico mais preciso a esses pacientes, também damos andamento a essa fila de espera. Garantindo a esses pacientes um diagnóstico e agilidade no processo de melhora e bem-estar”, afirma a médica gastroenterologista e endoscopista do HGP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia do Tocantins, Nadja Duarte Oliveira de Souza Chiavini.

Bem-estar este que a moradora de Rio Sono, a senhora Rosa Cerqueira Neres, de 80 anos, busca conquistar por meio da realização desse procedimento. “A realização desse exame fez com que eu estivesse aqui falando com você nesta idade, pois é uma prevenção e graças a Deus, a minha médica não se esquece de mim e da importância desse exame nos últimos anos”.

“A colonoscopia é o exame que muda o curso de incidência do câncer de colorretal no país. E por este motivo, é muito importante que a população assintomática, aquela que não possui nenhum caso na família, com idade entre 45 e 55 anos, inclua esse procedimento como prioridade na hora do check-up anual, pois esse tipo de câncer é uma doença silenciosa, mas que pode ser prevenida e tratada, desde que tenha a sua descoberta antes de um estágio mais grave”, comenta o médico coordenador do serviço de endoscopia do HGP e presidente da Sobed-TO, Fernando Miyamoto.

Mutirão

A realização dos exames de colonoscopia teve início no sábado, 2 de março e vem ocorrendo durante todos os finais de semana, do mês, no setor de Imaginologia. “Esse mutirão é muito importante para diminuirmos a fila de demanda dos pacientes que aguardam o exame para a colonoscopia, então, aumentamos a quantidade de vagas para realizar os exames e assim estamos melhorando a qualidade de vida dos nossos pacientes e dando um tratamento digno”, comenta o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo.

Dados

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontou que, em 2023, ocorreram 150 casos novos de câncer colorretal no Tocantins. Atualmente, são mais 80 pacientes que realizam tratamento nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) do Hospital Geral de Palmas (52) e do Hospital Regional de Araguaína (34).

Maria Helena é moradora de Mateiros e foi uma das pacientes contempladas no mutirão – André Araújo/Governo do Tocantins

Rosa Neres afirma que essa ação está prevenindo problemas à sua saúde aos 80 anos – André Araújo/Governo do Tocantins

Médico e Presidente da Sobed-TO, Fernando Miyamoto, relata a importância desse exame para as pessoas em geral – André Araújo/Governo do Tocantins

Médica do HGP, Nadja Duarte Oliveira de Souza Chiavini, orienta a população para a prevenção, o diagnóstica precoce e o combate ao câncer colorretal – André Araújo/Governo do Tocantins
Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo