Siga nas redes sociais

Governo entrega equipamentos ao HGPP e material aos demais 18 hospitais públicos


 


O Governo do Estado, por meio da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, entregou na manhã desta segunda-feira, 30, à direção do HGPP – Hospital Geral Público de Palmas, aparelhos de videolaringoscopia, otorrinolaringoscopia e broncoendoscopia, todos de última geração. Também houve a entrega de medicamentos, material de higiene, limpeza e insumos básicos.

Os equipamentos, capazes de realizar procedimentos de alta complexidade em cirurgia por vídeo, até então feitas ao longo dos últimos 20 anos em Goiânia e outras partes do país, deverão, de acordo com o diretor do Serviço de Endoscopia do HGPP, o médico José Augusto Campos, até os próximos 30 dias realizando um trabalho de melhor qualidade nas unidades da rede pública de saúde pública.

Para a aquisição dos equipamentos, 20 ventiladores pulmonares, dentre outros, medicamentos e material de higiene e limpeza, material de uso de rotina de serviço de enfermagem, seringas, gazes e outros diversos itens foram investidos mais de R$ 10 milhões, provenientes do Governo Federal e do Governo do Estado.

Com a medida, a população, ao contar com aparelhos aptos a diagnosticar cânceres, e possibilitar cirurgias na cabeça e pescoço, endoscopia, colonoscopia e retossigmoidoscopia vai permitir aos hospitais do Tocantins realizarem cirurgias, como no caso das toráxicas e outras de alta complexidade. Araguaína e Gurupi também já receberam aparelhos similares.

De acordo com o secretário da Saúde, Luiz Fernando Fressz, o Governo do Estado está em fase final de novas licitações na área de saúde que vão da compra de material e produtos de limpeza e higiene, manutenção predial a compras de veículos, ambulâncias básicas e UTI.  Investimentos que, conforme adianta, vão demandar em torno de R$ 5 milhões.

O secretário define estas aquisições como sendo não só uma vitória do Governo como também da população. “O governador Siqueira Campos tem esse como um compromisso que assumiu perante o povo tocantinense em melhorar a saúde. Estamos nesse caminho e acreditamos que isso será plenamente possível”, disse Fressz.

Para Sebastião Ferreira, lavrador do município de Dianópolis, que acompanha um irmão de 16 anos, internado no HGPP com problemas renais, a obtenção pelo Governo do Estado dos aparelhos, juntamente com medicamentos, é um passo importante para a melhoria do atendimento a todos que necessitam de tratamento.

  


 

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo