Siga nas redes sociais

Governo faz reforma e concretiza fim da Cipama


O governador Siqueira Campos anunciou nesta terça, 17, durante evento no Palácio Araguaia mais uma reforma na estrutura do Governo. A principal novidade é que a Adtur – Agência de Desenvolvimento do Turismo volta a ser vinculada à Secretaria da Indústria e Comércio (SIC), assim como a Mineratins – Companhia de Mineração do Tocantins. Também deverá se integrar à SIC a estrutura da Secretaria das Oportunidades, ficando todas as pastas sob o comando de Paulo Massuia.


De acordo com Siqueira Campos, a reforma se faz necessária para um novo momento que o Estado viverá. As explicações foram um tanto vagas, já que ele admitiu que o trabalho realizado até agora pelas pastas incorporadas foi satisfatório. Ele ressaltou que estas pastas devem estar articuladas e sob um único comando.


No Diário Oficial do Estado de número 3.672, datado desta terça, 17, foi publicada apenas a vinculação da Adtur e da Mineratins à SIC. No mesmo decreto, de número 4.594, consta também que a Unidade de Recepção do Cantão deixa de se reportar diretamente ao Gabinete do Governador e passa a ser vinculada à Casa Militar.


cipama

Também está publicada no mesmo DOE a criação da Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental, denominada "Cipra". Além de todas as responsabilidades e obrigações que tinha a Cipama, a nova Companhia da PM vai atuar no controle do tráfego das rodovias estaduais e ainda na aplicação de autos de infração, levantamento e prestação de auxílio a acidentes, dentre outras atribuições.


Bastidores

A reforma anunciada pelo governador pegou de surpresa muita gente, principalmente os funcionários das pastas que serão juntadas à Indústria e Comércio. A Adtur vinha sendo gerida por Lúcio Flavo Marini Adorno e a Mineratins tinha como presidente Dorival de Carvalho. Já a secretaria das Oportunidades tinha como secretário Omar Henneman, que pediu exoneração no dia 2 de julho para se dedicar a consultorias durante o período eleitoral.


No início do atual governo a Adtur foi também vinculada à Secretaria da Indústria e Comércio, e algum tempo depois ganhou independência. Agora, a Adtur volta a se vincular à SIC. Já a Mineratins vinha tentando se reestruturar, mas enfrentava dificuldades financeiras, tal e qual a Adtur.


A Secretaria das Oportunidades tem estrutura pequena e, além da articulação institucional para projetos que objetivassem criação de empregos e geração de renda, vinha sendo responsável também pelos estudos para implantação das chamadas PPPs – Parcerias Público Privadas. Segundo fontes próximas a Henneman, ele deveria retomar a pasta após o período eleitoral.


Se a pasta for realmente extinta ou juntada à SIC, a volta de Omar Henneman ao governo não é certa. o primeiro motívo é que Omar é ligado politicamente à senadora Kátia Abreu (PSD), que recentemente foi afrontada por Massuia na sucessão dele próprio no Sebrae. Também haveria diferenças fortes entre Massuia e Henneman.


Há ainda suposições de que Siqueira não estaria contente com o desempenho dessas pastas, especialmente Adtur e Mineratins que em mais de um ano e meio de governo não mostraram resultados e nem projetos. Omar Henneman por sua vez conseguiu alavancar projetos e vinha atuando nos municípios com palestras e reuniões.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo