Siga nas redes sociais

Governo investe mais de R$ 12 mi em distritos industriais


Com o objetivo atrair mais empresas, promover o crescimento das empresas já instaladas e consequentemente gerar mais empregos o Governo do Estado lança nesta quarta-feira, às 16h, em Paraíso do Tocantins, um pacote de obras de reestruturação dos nove distritos industriais do Tocantins. O lançamento será feito pelo Governador Siqueira, quando autorizará a execução das obras de asfaltamento, eletrificação e iluminação do distrito Álvaro Milhomem. Para as obras em Aguiarnópolis, Colméia, Colinas do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Gurupi, o Governo vai investir mais de R$ 12 milhões.


As obras fazem parte de um planejamento do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria e Comércio, através do Conselho de Desenvolvimento Econômico, e buscam agregar valores aos produtos. “Neste planejamento detectamos que os nossos distritos empresariais e industriais e algumas grandes empresas já instaladas precisavam de algumas obras que poderiam ser tocadas com os recursos do FDE – Fundo de Desenvolvimento Econômico que existe justamente para isso, financiar ações que visam buscar investidores e dotar o Estado de espaços estrategicamente com infraestrutura capaz de dar suporte às empresas que aqui estão e precisam ampliar suas atividades ou àquelas que querem vir para o Tocantins”, informou o secretário da Indústria e Comércio, Paulo Massuia.


Em Paraíso, as obras atenderão 32 empresas que geram 500 empregos diretos e que estão em locais que ainda não possuem asfalto, complementação de iluminação pública e complementação de eletrificação em alguns pontos. A partir da obra, torna-se possível a ampliação das empresas que lá estão e a instalação de novas empresas que, por questões sanitárias, dependem destas obras e ainda não estão no local.


Em Colinas, o Governo investe em obra de infraestrutura completa, incluindo água, esgoto, meio-fio, iluminação, eletrificação e asfaltamento e em Aguiarnópolis o Governador já autorizou o processo licitatório com recursos do FDE para o asfaltamento de 2,7 quilômetros que dão acesso à empresa Asa Norte, que gera mais de 500 empregos, atendendo uma demanda antiga.


O Estado possui atualmente nove distritos industriais, sendo: um em Araguaína, um em Colinas, dois em Paraíso do Tocantins, um em Porto Nacional, três em Palmas e um Gurupi, este último, segundo o secretário, também precisa de obras de asfaltamento, eletrificação e iluminação. “Outra obra que estamos fazendo é o asfaltamento de 1.090 metros do acesso à Tripanorte, uma empresa localizada em Colméia que emprega mais de 360 pessoas. Todos estes esforços do Governo são para que o Estado deixe de exportar apenas commodities e passe a agregar valor aos seus produtos”, enfatizou Massuia.


Além de agregar valores, o Governo, segundo Paulo Massuia, busca mudar o foco das exportações até agora feitas basicamente com carne bovina, soja e minérios. “Queremos começar outras vertentes industriais na área de tecnologia e biotecnologia. Esta semana atendemos uma empresa do Rio Grande do Sul que trabalha com biotecnologia no agronegócio e viu que a nossa logística facilita sua prosperidade e que os estados que mais investem em agronegócio estão próximos ao Tocantins”, afirmou.


“Além destes investimentos, planejamos realizar obras em Araguaína e estamos com um processo de licenciamento ambiental, busca de micro parcelamento, elaboração do memorial descritivo de cada lote e orçamento de obras para que até o final do ano possamos lançar um novo distrito industrial em Palmas. O distrito terá todas as obras de infraestrutura e aproximadamente 280 lotes”, adiantou o secretário, acrescentando que ainda não há um orçamento para a obra, porque isso depende do memorial descritivo que ainda está em fase de elaboração e que o Estado está trabalhando em uma nova Lei que permita ao Tocantins alienar os imóveis para os empresários que desejam se instalar no local.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo