Siga nas redes sociais

Guarda Civil Metropolitana comemora 36 anos de criação e recebe doação de armas e munições para reforçar segurança em Goiânia

Foto: Jucimar de Sousa

Criada há 36 anos, a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM)comemorou nesta terça-feira (30/5) o aniversário da corporação e os avanços alcançados na gestão do prefeito Rogério, com incorporação de novos equipamentos para fortalecer o trabalho dos agentes e dar mais segurança aos goianienses.

Em evento realizado na entrada do Paço Municipal, a GCM recebeu a doação de 2.650 armas e 58 mil munições da Polícia Militar, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, além de sete viaturas modelo Toyota Yaris.

A corporação ganhou reforço com a aquisição feita pela Prefeitura de Goiânia de 17 fuzis calibre 556 (marca Taurus), 2 mil munições operacionais e 10 mil unidades para emprego em treinamento dos agentes. Os recursos são oriundos de emenda impositiva do presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo, que é também guarda civil de carreira.

Em discurso, o prefeito Rogério falou de sua alegria em participar das comemorações do 36º aniversário da GCM, por reconhecer que a corporação cresceu e se desenvolveu, tendo sempre como foco o interesse em cuidar dos goianienses, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, e Detran.

“Parabenizo a GCM pelo empenho em guardar a cidade, em proteger os cidadãos, assim como as famílias que vivem na cidade, como a minha, que escolheu Goiânia para viver, e fomos abraçados e acolhidos”, afirmou o prefeito.

De acordo com Rogério, a Prefeitura se empenhou em investir na GCM, desde o início da gestão, por entender que a segurança pública é essencial para a paz da cidade e sossego dos moradores. Citou, como exemplo, a aquisição de novas viaturas e equipamentos, a nova sede da corporação, construção da primeira base comunitária no Parque da Lagoa, fortalecimento da Romu, dentre outras melhorias. “Investimos muito e vamos fazer mais. Como temos hoje o estado mais seguro do país, podemos garantir também que, com o apoio da prefeitura à GCM, temos a capital mais segura do Brasil”, pontuou.

Evolução da GCM
Comandante da GCM desde o início da gestão do prefeito Rogério, o comandante Wellington Paranhos disse que é testemunha da evolução da corporação ao longo dos últimos três anos, com mais equipamentos e agentes concursados, que somam mais de 1.100 homens e mulheres.

“Tenho orgulho da corporação, formada por homens e mulheres honrados, que abdicam de suas famílias, dos seus lares, para, juntamente com as demais forças de segurança, fazer com que Goiânia seja a cada dia uma capital mais segura”, destacou Paranhos, em discurso durante o evento no Paço.

O comandante da GCM agradeceu a doação de armas e munições, na pessoa do Secretário de Segurança Pública, Renato Brum, representado pelo superintendente de Inteligência Integrada da SSP. Destacou a integração entre as duas corporações, fator que, segundo ele, tem reduzido a criminalidade em Goiânia, conforme estatísticas.

“Prefeito, nos últimos anos, procuramos exercer com critério às expectativas da sua gestão, pois sentimos prazer em prestar serviços a uma administração séria e comprometida com a segurança dos seus munícipes”, afirmou Paranhos, citando conquistas como a requalificação das sedes da corporação, da Defesa Civil, a instalação e ativação de mais de 3 mil câmeras de videomonitoramento, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec). E, ainda, programas como GCM Presente, que integra as ações do Centraliza.

Transformação
Assim como o comandante Wellington Paranhos, Romário Policarpo destacou os avanços e conquistas alcançados pela GCM na gestão do prefeito Rogério, que são como sinais do quanto a corporação evoluiu na gestão. “Acho pouco provável que alguém assuma a cadeira de prefeito e tenha coragem para fazer a transformação da instituição como foi com Rogério. Isso tem que ser lembrado´”, disse.

Além das conquistas já citadas, o presidente da Câmara destacou a reformulação do plano de carreira da categoria, “que a coloca como uma das cinco instituições mais bem pagas do país”, como também o adicional de serviço de 12% para qualificação dos agentes, e aposentadoria especial com paridade e integralidade.

Representando o comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja, o subcomandante-geral da PM, coronel Ênio José Carlos Hans, falou do que considera trabalho de excelência na área da segurança em Goiânia, que se soma às ações da PM na no reforço à segurança pública.

“A parceria entre GCM e a PM realmente faz uma diferença muito grande na sensação de segurança, Goiânia é uma das capitais mais seguras do Brasil, por isso digo que a missão não é fácil, mas estamos desenvolvendo o nosso trabalho com maestria”, afirmou.

Para Ênio Hans, uma Guarda Civil Metropolitana fortalecida, em suas ações de prevenção da criminalidade, ajuda muito no combate, por exemplo, aos homicídios, roubo e furto de veículos. “Reafirmo que a doação do material, autorizado pelo governador Ronaldo Caiado, intermediado pelo secretário Renato Brum, e executada pela PM, vai trazer resultados para toda a sociedade goiana e goianiense”, pontuou.

Concurso
Em atendimento a uma reivindicação da GCM, o prefeito Rogério anunciou que está em andamento processo para realização de um novo concurso para ampliar o número de agentes da corporação.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo