Siga nas redes sociais

Inscrições para o 2° Congresso de Enfermagem de Araguaína estão abertas até o dia 10 de maio

Foto: Secom Araguaína

Nos dias 16 e 17 de maio, Araguaína será a sede do 2° Congresso de Enfermagem que traz, neste ano, o tema “Aprimoramento educacional e crescimento profissional na área da Saúde”. Promovido pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, o evento será no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Domingos da Cruz, no Bairro Nova Araguaína, e será uma oportunidade para promover o avanço da Enfermagem, compartilhar conhecimentos, experiências e fortalecer a profissão.

A superintendente da Escola de Saúde Pública de Araguaína (ESPA), Dênia Rodrigues, ressalta que o congresso representa mais um avanço para o aprimoramento da área da saúde em Araguaína. “Vamos oferecer uma oportunidade única para enfermeiros e profissionais de saúde atualizarem seus conhecimentos e habilidades, garantindo que estejam bem-informados sobre as últimas tendências, práticas e avanços na área da Enfermagem”.

Os profissionais e estudantes da área da saúde têm até o dia 10 de maio para se inscrever gratuitamente no congresso exclusivamente pelo site https://enfermagem.saude.araguaina.to.gov.br.

Palestras

No primeiro dia, os participantes terão a oportunidade de acompanhar duas palestras: a primeira, com o tema “Políticas públicas em saúde com ênfase na atenção primária”, será com Márcia Cristina Rodrigues Fausto, da rede escolar Fiocruz; já a segunda terá o tema “Segurança do paciente no contexto da urgência e emergência” com o enfermeiro Cláudio Aguiar.

No segundo dia do evento, estão programadas mais quatro palestras: “Avanços tecnológicos no processo de cicatrização de lesões”, ministrada pelo enfermeiro Diego Medeiros; “Evolução da Enfermagem”, com o enfermeiro e deputado distrital Jorge Viana; “A importância da saúde mental para os profissionais de saúde”, conduzida pela enfermeira Alessandra Mendes Calixto; e “Enfermagem Florence”, sob responsabilidade do enfermeiro João Carlos Santiago Nery

Sobre os palestrantes

Márcia Cristina Rodrigues Fausto

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1988), possui mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é servidora vinculada à Fundação Oswaldo Cruz, desempenhando atividades nas áreas de ensino, pesquisa e cooperação na vice direção da Escola de Governo em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP). Sua atuação está centrada no campo da saúde coletiva, com um enfoque particular na Avaliação de Políticas, Sistemas e Programas de Saúde, especialmente na atenção primária à saúde. Além disso, é coordena a Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública – RedEscola.

Cláudio Aguiar

Enfermeiro pós-graduado em Urgência e Emergência, Terapia Intensiva e Cardiologia e Hemodinâmica. Sua atuação na área da saúde inclui o papel de intensivista na UTI, onde desempenha um papel no cuidado aos pacientes críticos. Também atua como intervencionista no SAMU.

Diego Medeiros

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário UNITPAC, com especialização em UTI e Urgência/Emergência pela Faculdade Estácio de Sá e mestrando em Saúde Pública pela UFNT. É professor e coordenador de extensão e inovação, exerce a função de Enfermeiro Assistencial do Sistema Penitenciário de Araguaína (UTPBG), é Instrutor de Suporte Básico de Vida (SBV) pelo MDB do Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar (IBRAPH), e também atua como criador de conteúdos digitais, compartilhando seu conhecimento de forma ampla e acessível.

Jorge Vianna

Além de ser enfermeiro e professor, Jorge também atua como deputado distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). É membro da Comissão de Saúde da CLDF e exerce o papel de Ouvidor da instituição. Além disso, ocupa a posição de Presidente Nacional da Comissão de Saúde da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).

Alessandra Mendes Calixto

Atuando como conselheira em dependência química no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Alessandra Mendes Calixto é enfermeira e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem sua especialização em Dependência Química e formação em residência em Saúde Mental na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA).

João Carlos Santiago Nery

Na área forense, o enfermeiro é papiloscopista na Polícia Civil. Também é professor da FACIT (Faculdade de Ciências do Tocantins) e da Escola Superior de Polícia, atuando como Perito Judicial em Documentoscopia, Grafoscopia e Papiloscopia. Sua formação também inclui especialização em Saúde Pública e o título de Mestre em Cultura e Território pela UFT.

Programação

Dia 16 (quinta-feira)

13 horas: Credenciamento e apresentação da Banda Reciclarte
15h30: “Políticas públicas em saúde ênfase na atenção primária” – Márcia Cristina Rodrigues Fausto
16h30: “Segurança do paciente no contexto da urgência e Emergência” – Cláudio Aguiar

Dia 17 (Sexta-feira)

8 horas: Abertura
8h30: “Avanços tecnológicos no processo de cicatrização de lesões” – Diego Medeiros
10h30: “Evolução da Enfermagem” – Jorge Viana
15 horas: “A Importância da saúde mental aos profissionais de saúde” – Alessandra Mendes Calixto
15h45: “Enfermagem Florence” – João Carlos Santiago Nery
17 horas: Mesa Redonda

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo