Siga nas redes sociais

Mercado de trabalho: empresas apostam na ascensão profissional

A vaga que Vinícius Nascimento dos Santos conseguiu em uma das maiores empresas de medicina diagnóstica e saúde com atuação nacional foi decisiva para que ele crescesse profissionalmente e ocupasse hoje a posição de supervisor nesta mesma empresa em Palmas – TO. A valorização e o reconhecimento dos talentos e habilidades dos colaboradores é uma das boas práticas de gestão de pessoas do Sabin Diagnóstico e Saúde. 

Ingressar no setor da saúde, um campo até então desconhecido para ele, demandou tempo e esforço. Sua transição para o Sabin foi motivada pela busca por oportunidades que oferecessem crescimento profissional e pessoal.  

“Desde o início, tinha em mente meu objetivo de crescimento dentro da empresa. Um momento crucial foi ao término do período de experiência, durante o feedback, quando meu líder reconheceu as minhas habilidades e valores, alinhados com o que a empresa buscava em um profissional. Esse apoio e incentivo me impulsionaram a buscar ainda mais objetivos dentro do Sabin”, relata  

Seu primeiro líder na empresa foi fundamental como incentivador, identificando seu potencial, mesmo durante a fase inicial de aprendizado, fornecendo orientação e apoio. Essa postura foi mantida por todos os líderes seguintes, desde o supervisor de unidade até a gestão, que desempenharam papéis essenciais em sua jornada de desenvolvimento e crescimento. 

Vinicius é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ingressou como agente de recepção, em 2018, alcançando a posição de supervisor de unidade em 2020. Em 2023, assumiu um novo desafio como supervisor das áreas de call center, serviço móvel e atendimento digital, sendo agora responsável também pelo setor de T.I. no Tocantins. O profissional destaca que encontra na empresa um ambiente estimulante e desafiador para a realização de suas aspirações profissionais. 

“A empresa, por natureza da sua cultura, tem as pessoas no centro do negócio, o que faz com que os colaboradores sejam reconhecidos e valorizados. Investimos na identificação de talentos e na formação de novos líderes para dar a oportunidade para as pessoas crescerem na empresa”, afirma a diretora administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, Marly Vidal. 

 Aprendizado e experiência  

A história de Vinícius é um exemplo entre os muitos talentos que encontram na empresa um ambiente propício para o crescimento profissional. Segundo explica a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo Sabin, Ana Flávia Araújo Briceño, existem dois caminhos de encarreiramento. 

“Existe um caminho por onde, com o seu protagonismo e as ações de desenvolvimento propostas pela própria liderança, cada colaborador vai adquirindo mais repertório e, ao surgirem novos cargos dentro da mesma área, é possível uma oportunidade de promoção”, explica. 

Outra possibilidade é quando a área decide conhecer diferentes talentos e abre um processo seletivo interno, em que os colaboradores podem se candidatar, desde que tenham os requisitos necessários para a vaga. “A partir da investigação do perfil mais aderente à vaga, selecionamos internamente um profissional para uma nova posição”, diz a gerente.  

A empresa também é adepta ao job rotation, um método de rodízio de trabalho que tem como objetivo capacitar um mesmo colaborador em diversos setores, áreas ou funções. “A gente proporciona a oportunidade de vivenciar experiências diferentes do que eles estão acostumados na rotina. É uma excelente estratégia para aprender novos conhecimentos e quem sabe encontrar uma nova carreira”. 

Especialista em Recursos Humanos, Ana Flávia destaca a importância do protagonismo de cada pessoa para o pleno processo de desenvolvimento. Em todos esses casos de crescimento profissional, vemos a importância de os colaboradores já estarem preparados para aumentar suas chances de conquistar uma nova oportunidade, seja em um processo seletivo interno ou promoção. E a empresa corrobora muito com isso, com a oferta de cursos pela Universidade Corporativa, pelo planejamento de ações junto às lideranças.” 

“Valorizamos muito as carreiras construídas aqui dentro, pois um dos requisitos mais importantes é a conexão com o nosso DNA, candidatos que já conhecem muito a nossa organização, que tenham aderência à empresa e compartilham os mesmos valores”, completa.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo