Siga nas redes sociais

PMTO realiza evento de lançamento de Projeto de Fortalecimento de Competências e Habilidades Socioemocionais

foto: Ademir dos Anjos

Com o intuito de fortalecer a política pública de valorização e atenção à saúde mental dos policiais militares da corporação, a Polícia Militar realizou evento de lançamento do Projeto de Fortalecimento de Competências e Habilidades Socioemocionais, nesta terça-feira, 30, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), na Capital Palmas. Este projeto tem como base a Lei 4.452 de 8 de janeiro de 2024, que institui a Política Estadual de Saúde Mental para os integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares, Polícia Penal, Polícia Científica e Agentes Socioeducativos, pelo governo estadual.

Para o lançamento do projeto de fortalecimento, foi apresentada uma palestra inaugural, com tema: “Saúde Mental: Reflexões Científicas E Experiências Práticas em Atividade Policial Militar.” O palestrante foi o militar José Edir Paixão de Sousa, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania e bacharel em Direito também pela UFC; tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará – CBMCE

Durante o evento ocorreu a apresentação da tropa presente, feita pelo Chefe do Estado-Maior, Coronel Cláudio Thomaz Coelho De Souza ao Comandante Geral, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, além de apresentação de abertura do projeto de Fortalecimento de Competências E Habilidades Socioemocionais, na PMTO, com  a Doutora Arelly Sequim, psicóloga do Instituto Recriar Vidas, Luiz Francisco De Oliveira,  Promotor de Justiça e o Coronel Marcelo Falcão Soares. O Exórdio dos Veteranos também ocorreu durante a solenidade.

O instituto Recriar Vida é uma organização sem fins lucrativos que conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas, como mestres, doutores, em diversos campos da saúde mental e tem como diretor Ricardo Ribeirinha. O instituto oferece assistência a pessoas que lutam contra o vício e suas famílias, bem como uma variedade de programas de prevenção, incluindo oficinas e seminários educacionais, eventos comunitários e programas de prevenção nas escolas.

Segundo o Diretor do Instituto Recriar, essa união com a PMTO será para melhorar a saúde dos policiais militares da PMTO. “Na Polícia Militar, estamos cedendo os especialistas do Recriar, para unir-se com os especialistas da gloriosa Polícia Militar, e juntos, possam construir com projetos assertivos que atendam a sua tropa. Esse fortalecimento emocional atende tanto o policial no seu decorrer da sua profissão, mas também como ele pode cuidar de si e da sua família”, diz Ricardo Ribeirinha.

Para o Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa De Mendonça, o compromisso da Polícia Militar do Tocantins com a saúde e qualidade de vida dos nossos policiais é fundamental. Desde 2019, as ações têm sido direcionadas para fortalecer não apenas a segurança pública, mas também o bem-estar daqueles que dedicam suas vidas ao serviço da comunidade. Com a implementação da Política Institucional de Qualidade de Vida no Trabalho e ações contínuas, bem como da Lei de 2023, do governo estadual, que institui a Política Estadual de Saúde Mental para os integrantes das forças de segurança do estado, a preocupação com o bem estar dos profissionais se consolida neste governo. Conforme as palavras do comandante, ”Todos, dentre os inúmeros momentos importantes e agradáveis que nós temos tido na Polícia Militar do Tocantins, se inclui essa data de hoje como um evento extremamente importante. As Competências e Habilidades Socioemocionais estão como pauta que chama nossa atenção e saber que existem pessoas preocupadas em nos ajudar, em colaborar, em fortalecer os profissionais, dentro da instituição, é algo que nos alegra é algo que nos conforta”, ressaltou o Comandante-Geral.

O evento contou com a participação do deputado federal Carlos Henrique Gaguim, o qual fortalece o projeto com a destinação de um milhão de reais em emenda parlamentar, para a temática saúde mental e habilidades socioemocionais. Segundo o deputado, “é necessário cuidar de quem cuida das pessoas e nossa intenção é fortalecer ainda mais a saúde mental dos profissionais de segurança pública”, concluiu.

Presenças

Estiveram também presentes na evento, o Subchefe do Estado-Maior, Coronel Marizon Mendes Marques, Delegado Regional executivo da Polícia Federal, Doutor Max Eduardo Ribeiro, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiro do Tocantins, Coronel Peterson Queiroz de Ornelas, o Assessor Junto à Secretaria de Segurança Pública, Coronel Félix Francisco dos Santos Neto e o deputado federal Carlos Henrique Gaguim.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo