Siga nas redes sociais

Prefeitura realiza mais de 100 mil atendimentos por meio do programa Intensifica Saúde Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, entre agosto e dezembro de 2023, um total de 110.462 atendimentos por meio do programa Intensifica Saúde Goiânia. A ação, iniciada no mês de agosto, tem como objetivo auxiliar os serviços de Atenção Primária, além de fortalecer o bem-estar dos cidadãos.

Uma das principais características do programa é o atendimento sem a necessidade de agendamento prévio. As ações ocorrem todas as quartas-feiras, das 8h às 17h, em 76 unidades de saúde, sendo 54 Unidades de Saúde da Família (USFs) e 21 Centros de Saúde (CSs). O foco principal são gestantes que não realizam o pré-natal adequado, mulheres entre 25 e 64 anos que não fazem exames citopatológico nos últimos três anos, pacientes com hipertensão e diabetes, além de atualização do cartão de vacinas, incluindo a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) para crianças de um ano de idade, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação.

“Esses mais de 110 mil atendimentos, às quartas-feiras, nas unidades de Atenção Primária, representam mais prevenção e menor risco de complicações de doenças. Ou seja, o programa está cumprindo o papel para o qual foi criado, que é o de cuidar, da melhor forma possível, da saúde dos moradores de Goiânia. É um número para ser celebrado, sem nenhuma dúvida”, comemora o prefeito Rogério.

O secretário de Saúde, Wilson Pollara, destaca o compromisso das equipes e a maior busca da população pelo atendimento na Atenção Primária. “Goiânia tem excelentes equipes de saúde, são profissionais comprometidos em acolher os pacientes nas unidades básicas, as UBSs, e esse esforço tem dado certo, pois, a cada dia que passa, mais pessoas buscam esse atendimento. E a nossa prioridade, que é amplamente apoiada pelo prefeito Rogério, é reforçar a importância desse atendimento”, diz o secretário.  

O Programa Intensifica Saúde Goiânia é coordenado pela Diretoria de Atenção Primária e Promoção da Saúde (Dapps) da Superintendência de Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Profissionais como enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde, dentre outros.

Balanço
De acordo com os dados da SMS, dos 110.462 atendimentos, 12.681 foram de gestantes, 42.818 de hipertensos, 19.379 de diabéticos, 15.760 de vacinas aplicadas, 13.164 foram de exames citopatológico, 3.256 são odontológicos em grávidas e 3.404 são de testes para infecções sexualmente transmissíveis.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo