Siga nas redes sociais

Primeira-dama Karynne Sotero busca parcerias com Goiás para fortalecer políticas sociais

Primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, e primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, discutem parcerias para fortalecer ações sociais em ambos os estados - Foto: Loise Maria/Governo do Tocantins

Buscar parcerias, informações e ideias assertivas para uma melhor aplicação de políticas sociais no Tocantins, foi com esse objetivo que a primeira-dama do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, esteve em reunião nesta quinta-feira, 22, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, com a primeira-dama do estado de Goiás, Gracinha Caiado. O encontro tratou da apresentação das principais ações do Goiás Social, política socioassistencial do governo estadual goiano.

O programa Goiás Social é um conjunto de iniciativas, com intuito de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade em todas as regiões de Goiás. O momento foi oportuno para que os governos pudessem cambiar propostas na área social, na possibilidade de adaptar iniciativas.

A primeira-dama do Tocantins agradeceu o convite e destacou os pontos que podem ser estudados e implementados no Tocantins. “Eu agradeço muito o convite da primeira-dama Gracinha, que sempre nos recebeu de uma forma carinhosa. Hoje, nós podemos ver projetos maravilhosos aqui no estado de Goiás. Com certeza, nós iremos levar grandes exemplos para o nosso Tocantins, que é um estado com muito potencial e pode muito bem adaptar as políticas que estão dando certo por aqui”, pontuou a primeira-dama Karynne Sotero.

Gracinha Caiado, que também é coordenadora do Goiás Social, destacou a importância da visita de comitiva do Tocantins e como os governos podem trabalhar em conjunto para que o Tocantins possa realizar políticas sociais que vão gerar benefícios para os cidadãos e as cidadãs tocantinenses. “Goiás e Tocantins são estados-irmãos, temos muito em comum e podemos trabalhar em parcerias de sucesso. É uma alegria enorme estar aqui com a primeira-dama Karynne, certamente podemos fazer esse intercâmbio dos nossos trabalhos sociais. Agradeço à primeira-dama e secretária por aceitar o nosso convite e sabemos que estamos nos ajudando”, destacou Gracinha Caiado.

O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, afirmou que o Tocantins pode aplicar políticas semelhantes, tendo como exemplo as iniciativas do programa Goiás Social. “O governo de Goiás avançou em várias áreas e tem muito a mostrar e oferecer. Nosso estado também tem políticas sociais interessantes e sabemos que esse câmbio pode potencializar nos serviços que vão refletir diretamente na população vulnerável”, comentou o secretário.

Programa Goiás Social

O programa Goiás Social realiza várias ações e serviços em três eixos temáticos: emergencial, protetivo e emancipatório. A iniciativa oferece diversos benefícios, onde as secretarias do Estado de Goiás implementam programas que incentivam a educação, a qualificação profissional, a reforma de casas sem custo para a família beneficiada, programa de transferência de renda chamado Crédito Social, voltado para pessoas interessadas em empreender e que passaram por capacitações, dentre outras serviços.

As ações sociais já eram executadas pela primeira-dama Gracinha Caiado desde 2019. O programa então foi aprimorado e lançado oficialmente em 2021, sendo gerenciado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Visitas institucionais

Como parte da agenda de compromissos na capital goiana, a primeira-dama e secretária Karynne visitou instituições que são mantidas pelo Governo de Goiás. Um dos locais visitados foi o Centro de Juventude Tecendo o Futuro.

O Centro é uma das unidades que têm apoio estatal e é administrado pela Organização das Voluntárias de Goiás, sendo esta uma entidade sem fins lucrativos que investe serviços e ações por meio de programas sociais. O Centro de Juventude Tecendo o Futuro é um espaço para adolescentes e jovens vulneráveis, oferecendo atividades esportivas, inclusão digital, laboratórios de tecnologia, dança, música, artesanato e passeios culturais. A equipe trabalha para desenvolver habilidades e facilitar o acesso ao mercado de trabalho, além de promover o fortalecimento dos laços familiares e oferecer suporte às gestantes.

Centro de idosos

Finalizando a agenda, a primeira-dama visitou ainda o Centro de Idosos Sagrada Família, outra unidade com apoio estadual e administrada pela OVG, que é referência no cuidado de pessoas com mais de 60 anos, respeitando sua integridade física e mental em quatro modalidades distintas.

A unidade oferece diversos serviços para os idosos e ações de assistência como a Instituição de Longa Permanência (ILPI), que atende idosos dependentes; e as Casas-Lares, que são para aqueles com autonomia funcional. Além disso, são realizadas atividades gratuitas, podendo os idosos realizarem hidroginástica, treinamento funcional, musicoterapia, arteterapia e cozinha terapêutica, dentre outras.

Ciente da necessidade de atenção e cuidados com os idosos no Tocantins, Karynne destacou o quanto a visita foi proveitosa e como o modelo pode ser adaptado para a realidade tocantinense. “Estou encantada com o espaço, tudo é feito com muito cuidado e com extrema qualidade. Conversei com os idosos, vi todos fazendo atividades, em constante tratamento e atenção e exatamente isso que vou levar para o Tocantins. Nós queremos cuidar dos nossos idosos, ocupá-los, capacitando e oferecendo atividades para o público da melhor idade, pois eles precisam do nosso olhar”, finaliza a primeira-dama Karynne.

Acompanharam a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, a senadora Dorinha Seabra; o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça; o secretário extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini; a equipe de Governo do Estado de Goiás; e demais autoridades.

Visita da primeira-dama Karynne Sotero ao Centro Sagrada Família reforça compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos – Loise Maria/Governo do Tocantins

Secretário Jonis Calaça destaca o potencial de cooperação entre Tocantins e Goiás para impulsionar políticas sociais – Loise Maria/Governo do Tocantins

A ações sociais já eram executadas pela primeira-dama Gracinha Caiado desde 2019 – Loise Maria/Governo do Tocantins

Primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, e equipe recebem Karynne Sotero em busca de cooperação para fortalecer políticas sociais – Loise Maria/Governo do Tocantins

Primeira-dama Karynne Sotero busca inspiração no programa Goiás Social durante encontro com Gracinha Caiado – Loise Maria/Governo do Tocantins
Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo