Siga nas redes sociais

Professoras da rede municipal são selecionadas para elaboração de material do Alfabetiza Mais Tocantins

Escolha dos professores foi realizada pela Nova Escola, em parceria com a Associação Bem Comum (ABC) e Seduc - Foto: Divulgação/Seduc

As educadoras Paula Cristina de Carvalho Gonçalves e Maria Araújo de Sousa, ambas professoras efetivas da rede municipal de ensino de Palmas que atuam no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Príncipes e Princesas, foram selecionadas para se tornarem autoras do novo material didático para 1° e 2° anos de Língua Portuguesa, que será elaborado exclusivamente para o programa Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada. A iniciativa do governo estadual tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças das escolas públicas do Tocantins até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

As duas professoras farão parte da equipe de professores/autores composta por 13 profissionais de diferentes regiões do Estado que terão a missão de elaborar, de junho a agosto de 2024, um material didático que contribua com a rotina pedagógica de outros professores no processo de alfabetização, assegurando a qualidade do ensino e aprendizado. O material elaborado estará disponível nas escolas no ano letivo de 2025.

De acordo a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc), a escolha dos professores/autores foi realizada pela Nova Escola, em parceria com a Associação Bem Comum (ABC) e a Seduc, conjuntamente responsáveis pela seleção, pela formação e pelo acompanhamento ao longo do processo de construção do material didático.

A professora Maria Araújo de Sousa falou sobre o sentimento de ter sido selecionada entre mais de 260 profissionais da área. “Sinto muita gratidão pela oportunidade de poder contribuir com a alfabetização das crianças tocantinenses. As vivências da minha prática docente no Cmei Príncipes e Princesas irão contribuir para a construção do material que apoiará a prática docente dos professores de alfabetização no Tocantins”, destacou a educadora.

Ainda segundo a professora, o processo de elaboração será em parceria com a Associação Nova Escola, a Associação Bem Comum (ABC) e a Secretaria da Educação de Tocantins, no âmbito da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc) a nível nacional. “Serão realizados seis encontros com as engajadoras da Nova Escola com as orientações para elaboração do material que complementará a prática do professor alfabetizador”, acrescentou.

Já a professora Paula Cristina destacou que o sentimento é de muita alegria em alcançar tal resultado, visto que eram muitos colegas de profissão. “Esse processo vem para promover uma reflexão sobre o trabalho na alfabetização com nossas crianças, trazendo ao fim um material para colaborar. Teremos juntos em cada encontro a oportunidade de refletir com autores renomados as práticas em sala de aula, olhando para a diversidade que é o estado do Tocantins”, avaliou.

Alfabetiza Mais Tocantins 

O Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetiza visa alfabetizar na idade certa todas as crianças das escolas públicas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Com a meta de atender 78 mil estudantes dos 139 municípios e investimento de R$ 8 milhões, o programa inclui formação para professores, entrega de materiais e reconhecimento das boas práticas pedagógicas.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo