Siga nas redes sociais

Professoras de Palmas recebem prêmio Educador Transformador com Projeto ‘A vida secreta das formigas’

Ao todo mais de 180 projetos foram inscritos no estado do Tocantins

Conhecer de perto a vida das formigas e ainda ser premiada em 3º lugar, dentre mais 180 projetos inscritos no Estado, não é tarefa fácil. Mas duas professoras da rede municipal de ensino de Palmas conseguiram e vão receber a premiação da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador, nesta terça-feira, 2, às 19h, no auditório do Palácio Araguaia. Deyze Magalhães Silva Gomes e Conceição de Maria Pereira Pinheiro trabalham como professoras no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João e Maria, localizado na Arso 32 (305 Sul).

Com essa premiação, as educadoras de Palmas foram classificadas para a etapa regional, concorrendo com professores de outros estados da região Norte do Brasil. O Projeto A Vida da Formiga foi realizado em 2023 com a turma de maternal II integral do Cmei e contou com a participação de 36 crianças. O projeto abordou temas como preservação do meio ambiente, a importância dos insetos no ecossistema, diversidade, respeito e trabalho em equipe.

De acordo com a professora Conceição de Maria Pereira Pinheir, o projeto surgiu a partir da curiosidade das crianças, especificamente, quando um pequeno grupo de alunos avistou formigas e começou a perguntar sobre as mais diversas curiosidades a respeito do inseto. “Dentro do projeto trabalhamos desde os tipos de formigas, onde moram, o que comem e até como elas podem nos ajudar na natureza. As crianças e as famílias se envolveram no projeto, tornando um trabalho com  grandes descobertas”, esclarece a professora.

Sobre a premiação, Conceição de Maria ressalta que “é muito importante, sobretudo, por ser um projeto desenvolvido para as crianças com o apoio do Cmei João e Maria. Estou muito feliz porque foi desenvolvido dentro do tema proposto pela Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), onde foi abordada a vida secreta das formigas, do surgimento de cada uma até o final do seu ciclo. Só tenho muita gratidão por fazer parte da educação infantil de Palmas, aqui o Cmei não é só o brincar, é também o aprender, que vai além da vida das crianças”, declara.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo