Siga nas redes sociais

Profissionais da educação iniciam greve na próxima terça-feira (19) em Guaraí

Foto: Divulgação

Os profissionais da rede municipal de educação de Guaraí deflagraram greve nesta quarta-feira, 13 de março, em assembleia da categoria realizada no Centro de Eventos José Wilson Saboia.

A presidente do Sintet Regional Guaraí, Iolanda Bastos da Costa protocolou ofício nesta quinta (14), à prefeitura comunicando sore o movimento grevista. A greve da categoria inicia dia 19 de março, após as 72 horas do prazo da notificação à prefeitura.

De acordo com a presidente do Sintet, Iolanda Bastos, a categoria está insatisfeita com a desvalorização da categoria.  “Desde 2017, os profissionais da educação vêm tentando um acordo sobre a pauta, sem avanço. A Prefeitura reconhece o piso no início da carreira e não concede a valorização nos demais índices da tabela”.

Em outubro de 2023, foi realizado um acordo que suspendeu a greve da categoria, na época, o município se comprometeu a aplicar o piso na carreira com os percentuais de progressão vertical de 15% para 4% e de 6% para 4% até fevereiro de 2023. Após o prazo cumprido, a gestão pediu prorrogação do prazo para 31 de julho para fazer a reformulação do Plano de carreira. Em assembleia realizada em outubro de 2023, a categoria deflagrou estado de greve e até o momento a gestão nunca cumpriu o acordado.

A categoria deflagra greve após diversos ofícios encaminhados à prefeitura e sem respaldo da administração em relação as demandas da categoria e dos compromissos que não teriam sido devidamente cumpridos, conforme relata Iolanda Bastos.

Segundo o Secretário de Assuntos Municipais Joelson Pereira, houve mudança de cenário em relação a arrecadação, o FUNDEB e o FPM tiveram aumento de 12,6%, ele ainda citou outros impostos que compõem os recursos destinados à educação. “Os números evidenciam que podem ser feitas melhorias nas tabelas salariais quanto aos percentuais de progressões na carreira”.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo