Siga nas redes sociais

Projeto educacional de Pedro Afonso é finalista de concurso nacional

Foto: divulgação/Aprende Brasil

Um projeto de educação desenvolvido no ensino público de Pedro Afonso foi selecionado para a final do concurso nacional Aprende Brasil Criativo e pode ser premiado entre centenas de projetos de todo o país. O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 2 de abril, em Curitiba, e terá a participação dos professores responsáveis por cada uma das propostas finalistas e dos secretários de Educação dos municípios que representam.

Promovido pela Aprende Brasil Educação, o concurso está na 2ª edição e busca iniciativas inovadoras nas escolas públicas brasileiras. De acordo com a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, essa é uma forma de reconhecer a criatividade no ensino oferecido às crianças. “O Aprende Brasil Criativo é uma vitrine de boas práticas e uma maneira de reconhecer os projetos desenvolvidos pelos professores, que se dedicam a entregar um ensino baseado não apenas na teoria, mas nas vivências”, pontua.

Em Pedro Afonso, o projeto “Cantigas de roda: cantando a gente brinca, brincando a gente aprende” foi idealizado para as crianças do G3, da Educação Infantil. As professoras responsáveis, Diêny Coelho e Luzia de Souza, do Centro de Educação Infantil Maranatha, explicam que “as cantigas de roda foram selecionadas com base em sua relevância cultural, letras adequadas e potencial para explorar conceitos educativos de forma lúdica. As crianças foram introduzidas às cantigas selecionadas por meio de cantoria, dança e discussões em grupo”.

Com atividades musicais, as crianças puderam explorar os ritmos, melodias e letras das cantigas escolhidas e, depois, montar maquetes representando cenas narradas nas músicas. As professoras abordaram, ainda, os aspectos culturais e históricos por trás das músicas. Por fim, todos os materiais produzidos ao longo do projeto foram apresentados às famílias e à comunidade.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo