Siga nas redes sociais

Projeto Reinventar inicia aulas para profissionalizar mulheres para saneamento em Araguaína

Oferecer formação profissionalizante para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou refúgio é o objetivo do Projeto Reinventar, patrocinado pela BRK, que nesta quinta-feira, 09, realizou a aula inaugural em Araguaína, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Em Palmas e Gurupi também foram iniciadas as aulas que irão desenvolver os novos talentos para as áreas da administração e saneamento.

Selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Araguaína, 20 mulheres, sendo 12 refugiadas, participam do projeto que disponibiliza cursos de Assistente Administrativo e Instalação Hidráulica. Os cursos combinam dois processos simultâneos e articulados: formação básica e específica – soft skills e hard skills para desenvolvimento de competência e domínio dos ofícios. Com carga horária de 160 horas cada, com ajuda de custo de 600 reais por mês durante o período do curso, para o incentivo da participação e continuidade.

O coordenador de Operações da BRK, Rafael Campelo, destacou que a missão da concessionaria que presta serviços de água e esgoto no Tocantins é transformar a vida das pessoas através do saneamento. “É dar oportunidades, instruções, capacitar para que vocês possam, junto com a gente, transformar a vida de mais pessoas, através do saneamento”, frisou.

A cubana Laritza Murgado reside em Araguaína há um ano com a família. Ela contou que o idioma foi a principal barreira para a inserção dela e o do marido no mercado de trabalho. “Me encanta aprender coisas novas. Em Cuba, tinha alguma experiência em Administração, mas como as culturas são diferentes, agora é a oportunidade de ter conhecimento sobre essa área no Brasil e ainda conhecer mais sobre saneamento”, relatou.

Para a diretora de Políticas Públicas Setoriais da Secretaria Municipal da Assistência Social, Rhaissa da Rosa, o Projeto Reinventar é maravilhoso porque cumpre o propósito da Assistência Social. “O projeto tem o potencial muito grande de capacitar e possibilitar a integração ao mercado de trabalho”, afirmou.

Ao agradecer a BRK por apoiar o projeto Reinventar, a secretária da Mulher do Município de Araguaína, Ângela Maria Silva, colocou a secretaria à disposição para as participantes. “Vocês estão recebendo um projeto maravilhoso, feito com muito carinho e propósito de melhorar a vida das suas famílias. Contem conosco”, falou.

A coordenadora da Fox Time no Tocantins, Nilsem Santos, encorajou as participantes ao apresentar parábola motivacional. “Seja a dona de si. A mudança que você deseja. Vai chegar uma hora que aparecerão dificuldades e vai bater a dúvida se vale a pena continuar. O trabalho sempre vale e estaremos juntas com vocês”, declarou. A empresa Fox Time está executando o projeto.

A Encarregada de Perdas da BRK, Jessica Cardoso da Silva e as técnicas de Projeto e Controle de Obras da BRK, Ana Luiza Moura e Drielle Costa compartilharam as jornadas de estudo e trabalho. “Para se ter uma ideia, mesmo tendo feito o curso de engenharia, quis fazer o curso de Pedreiro para ter o conhecimento e respeito sobre a área que escolhi. O desafio não é fácil, mas é recompensador”, relatou Drielle Costa, sob aplausos.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo