Siga nas redes sociais

Reeducandos da Unidade de Regime Semi Aberto de Palmas recebem mutirão de saúde


Agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos da rede municipal de saúde realizaram, na manhã desta quinta-feira, 30, atendimentos aos reeducandos da Ursa – Unidade de Regime Semiaberto da Capital. A ação ocorre em conjunto entre a Sejudh – Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, por meio da Dape – Diretoria de Assistência ao Preso e ao Egresso do Sistema Penitenciário e Prisional do Estado, e Secretaria de Saúde do município, com o objetivo de promover a saúde dos reeducandos e contribuir para o controle e/ou redução de doenças.

Atualmente, quando necessário, os reeducandos são encaminhados para unidades de saúde onde recebem atendimento. Com este mutirão, o deslocamento é dispensado e os pacientes ficam mais a vontade para conversar com a equipe médica. O procedimento é composto por triagem e consultas.

Segundo a responsável pela área técnica da saúde prisional da Secretaria Municipal de Saúde, Gleyciene Nunes, caso seja necessário os pacientes serão encaminhados para médicos especialistas que atendem na rede municipal de saúde. Os exames laboratoriais também serão realizados pelo município.

Para o chefe da Unidade, Moisemar Marinho, a presença da equipe técnica no próprio estabelecimento penal é de fundamental importância, principalmente, pelo público ter sua liberdade restrita.

A iniciativa foi aprovada pelo reeducando Ronivon da Silva, 44 anos, que manifestou o desejo de que a ação se repita e destacou que no cotidiano, quando há necessidade, o deslocamento para postos de saúde é realizado.

A ação atende a Portaria Interministerial nº 1777 de 09/09/2003/MS, que designa como responsabilidade da gestão municipal disponibilizar assistência médica e odontológica nas unidades prisionais com o número de até 100 pessoas presas.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo