Siga nas redes sociais

Sebrae capacita representantes de assentamento no Bico do Papagaio

Foto: Divulgação

Representantes dos assentamentos Coco e Vitória, com o apoio do Sebrae Tocantins e Prefeitura de Aguiarnópolis, protocolaram nesta segunda-feira, 26, dois projetos de agroindústria na Secretaria Estadual da Indústria e Comércio (Sics). O objetivo das propostas é fomentar o desenvolvimento e agroindustrialização dos segmentos de piscicultura e fruticultura nestas comunidades, que ficam localizadas no Bico do Papagaio, extremo norte do Estado.

A iniciativa faz parte do programa Produtos da Terra, do Governo Estadual. Nesta direção, o Sebrae atuou, junto às comunidades destes assentamentos, com consultorias tecnológicas, para adequação dos estabelecimentos agroindustriais às normas sanitárias exigidas pelos órgãos competentes. O trabalho, que durou aproximadamente um ano, teve sua realização por meio do Sebraetec. As capacitações atenderam diretamente, em torno de 100 famílias e, indiretamente, quando em funcionamento, a expectativa é que elas atinjam os sete municípios que abrangem a região do Bico do Papagaio.

Segundo o analista do Sebrae Gilberto Noleto, àqueles que tiverem interesse neste modelo de consultoria apresentado pela instituição, basta procurarem o Sebrae mais próximo. “Neste trabalho realizamos todo o preparo para que os empreendedores possam processar as matérias primas de forma adequada, atendendo à legislação sanitária vigente e, posteriormente, buscarem a comercialização destes produtos processados no mercado”, explica.

Produtos da Terra

O programa Produtos da Terra terá abrangência nas oito regiões econômicas do Estado: Bico do Papagaio; Norte; Meio-Norte; Metropolitana; Vale do Araguaia; Jalapão; e Sudeste. O grupo de trabalho – formado por órgãos do Governo do Tocantins e outras instituições público-privadas – auxiliará na identificação dos arranjos produtivos locais e de projetos e iniciativas que necessitem de fomento.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo