Siga nas redes sociais

Sesau e Defesa Civil mapeiam áreas de risco no Estado


A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com a Cedec – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, realizou no dia 15 de maio, às margens do ribeirão São João, em Porto Nacional, o mapeamento de áreas de risco para enchentes e inundações, utilizando formulário próprio para este fim, com coleta de dados de precipitação, relevo, solo, georeferenciamento e perfil sócio-econômico das áreas.


Desenvolvido em conjunto pelas duas instituições, este Formulário de Avaliação de Risco é um instrumento que permite, através das informações colhidas, avaliar o grau de risco de determinada área. O Projeto de Mapeamento de Áreas de Risco será utilizado em todo o Tocantins e servirá como instrumento para reduzir os desastres e espalhar a cultura de percepção de risco através de um sistema que seja eficaz.


A Sesau participa do projeto através da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada aos Desastres Naturais – Vigidesastres, que tem como objetivo, desenvolver ações que reduzam a exposição da população ao risco de desastres e de doenças e agravos decorrentes dos mesmos.


Participaram da ação os técnicos do Vigidesastres, o engenheiro ambiental Jean Marcel e o físico Ullannes Passos Rios, além dos técnicos da Cedec, o tenente Diógenes Madeira e o sargento Pedro Medeiros.


O próximo município a receber o Projeto de Mapeamento de Áreas de Risco, é Peixe, no dia 21 de maio.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo