Siga nas redes sociais

Simpósios de gestão reúnem estudantes e comunidade da saúde, em Gurupi

Evento aconteceu entre os dias 23, 24 e 25 de abril contou com palestrantes, profissionais e acadêmicos - Fotos: Julia Lopes

Após três dias de debates, aprendizado e troca  de conhecimentos, chegou ao fim o 5° Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada, em conjunto com o 2º Simpósio de Tecnologia e Gestão em Saúde, com o tema “As Dores da Gestão”. O evento que aconteceu entre os dias 23 e 25 de abril, na Catedral das Assembleias de Deus em Gurupi/TO, destaca o sucesso que trouxe ao público uma plataforma para analisar e discutir as causas e resolutivas para as dificuldades na gestão, tanto no setor público quanto no privado .

Em sua estreia no Estado, o 5° SNGPP, realizado pelo Instituto RG em colaboração com a Prefeitura Municipal de Gurupi, Sebrae Tocantins e Universidade de Gurupi (UnirG), além de outros apoiadores, destacou-se como um espaço essencial que os participantes tiveram a oportunidade de explorar e conhecer as principais premissas para melhorar a eficiência da administração e discutir juntos estratégias para alcançar melhores resultados. O evento contou com a participação de diversos palestrantes renomados do país, profissionais das áreas e acadêmicos, promovendo uma discussão enriquecedora e diversificada.

Segundo Renato Gomes, presidente do Instituto RG e organizador do evento, os Simpósios atingiram o objetivo de disseminar e internalizar o conhecimento. “Nos encontramos no norte do país, no Tocantins, e os palestrantes presentes trouxeram consigo uma grande quantidade de conhecimento e informação, alinhando-se com nosso propósito de unir a academia ao mundo da gestão, preparando melhor os profissionais para o mercado competitivo e complexo da saúde. Expresso meus agradecimentos à Fundação Unirg, à Reitoria e ao Fábio Pegoraro, cujo empenho e dedicação foram fundamentais para a realização deste evento. Estamos unidos para fortalecer a saúde de nosso país. Obrigado”, diz.

O renomado palestrante Gonzalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e pioneiro na Anvisa, enfatizou a importância de um evento que aborda desafios na gestão da saúde pública e privada. “O objetivo era promover uma discussão sobre os principais obstáculos enfrentados tanto na administração da saúde pública quanto na privada, permitindo-nos aprofundar esse debate ao longo do simpósio. Por exemplo, a questão do financiamento e a preocupação com o arranjo que exclui os pacientes das discussões sobre a prestação de serviços na área da saúde”, comentou o palestrante.

Vecina ainda elogiou o papel desempenhado pelo setor de saúde no Estado. “Considero o pioneirismo presente aqui muito relevante. As conexões estabelecidas entre a universidade e os serviços de saúde são um polo extremamente positivo para o futuro da assistência à saúde do Tocantins”, completa.

O estudante de medicina na UnirG, Lucas Pamplona, destacou o impacto do simpósio em sua formação médica e gestão de pessoas.. “O evento me proporcionou a oportunidade de aprender com grandes gestores de saúde e gestão, tanto teoricamente quanto através de suas experiências práticas. Eles compartilharam conosco suas vivências e nos instruíram sobre os desafios e responsabilidades envolvidos na gestão da saúde. Além disso, pude compreender as habilidades de coordenação, realização de tarefas e assumir responsabilidades ao delegar tarefas”, diz.

Fábio Pegoraro, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG, comentou sobre o evento realizado em Gurupi e seu impacto no conhecimento dos alunos e gurupienses presentes ao longo dos três dias de simpósio. “É uma grande satisfação receber este evento aqui em Gurupi, tanto para a UnirG quanto para a comunidade que participou do Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada, em paralelo com o Simpósio de Tecnologia e Gestão em Saúde, e teve a oportunidade de desfrutar dos ensinamentos dos diversos especialistas em suas áreas, promovendo assim ciência e inovação. Certamente, isso deixará um legado duradouro em nosso município”, afirmou.

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo