Siga nas redes sociais

Tricampeã brasileira, Conceição Oliveira disputa etapa de abertura do Circuito CAIXA


São Paulo – Conceição Oliveira começou a temporada 2012 mostrando que é forte candidata para fechar, pela quarta vez, o ano na liderança do ranking brasileiro de corredoras de rua – ela já foi campeã em 2005, 2008 e 2011. A piauiense venceu o Sul-Americano de Maratonas de Caracas (Venezuela), em fevereiro, ficou com a medalha de bronze na 29ª Corrida Cidade de Aracaju, dia 17, e chega a Goiânia, dia 1º de abril, como a adversária a ser batida na etapa de abertura do Circuito de Corridas CAIXA. A prova terá largada às 8 horas na Rua Americano do Brasil, no Parque Areião, e percursos de 5 km e 10 km.


"Vim de uma maratona e uma corrida de 25 km, há pouco tempo, numa fase em que ainda estou saindo do treinamento de base. Estou um pouco lenta, mas tenho treinado muito bem, e acredito que até o dia 1º já estarei bem mais rápida, pronta para brigar pelo pódio", explica Conceição, confiante. "A prova de Goiânia será a minha estreia nos 10 km nesta temporada e o resultado é uma surpresa. Vai servir como avaliação das minhas condições físicas."


Conceição conta que teve pouco tempo de preparação para as duas provas que disputou neste início de temporada. "Fui convidada a participar do Sul-Americano de Maratonas ainda em dezembro de 2011, antes da São Silvestre, e fiquei indecisa. Estava cansada, tinha planejado férias de pelo menos 30 dias. Mas conversei com meu técnico e decidimos encurtar esse período. Treinei apenas um mês, que considero muito pouco para uma prova longa, mas deu tudo certo. E foi uma experiência única. Subir ao topo do pódio e ouvir o Hino Nacional torna a vitória ainda mais emocionante, faz você sentir que todo o seu trabalho valeu a pena."


Mudança na pontuação para o ranking brasileiro


Nesta temporada, a pontuação para a classificação no ranking brasileiro de corredores de rua sofreu uma alteração. Provas de até 15 km continuam valendo 30 pontos, mas as competições mais longas ganharam um valor maior – 33 pontos para percursos de 16 km até meias-maratonas e 40 pontos para as maratonas. Para Conceição, no entanto, a mudança não deve afetar muito os corredores.


"Quem costuma correr meias-maratonas e maratonas fica com uma pontuação maior, mas não pode estar em muitas disputas, porque o desgaste é maior. Já quem participa de corridas de 10 km pontua menos, mas pode correr mais. Por isso, os competidores acabam se equivalendo. O que vai prevalecer é a estratégia de cada atleta", aponta a piauiense, para quem o Circuito CAIXA é uma prioridade.


 

Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo